A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM ESTUDO ACERCA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES/HABILITAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Autores

  • Raiana Maciel do Carmo Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria Clara Leite e Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Ana Caroline Pereira Mota Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Samuel Naamã Scarcela Rosa Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Elaine Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021006

Palavras-chave:

Pesquisa Científica; Formação inicial de professores/as; Licenciatura em Música

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como
objetivo geral compreender de que maneira a realização de pesquisas
científicas, produzidas no âmbito do curso de Licenciatura em
Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes
Claros (Unimontes), influenciou a trajetória dos/as acadêmicos/as do
decorrer da sua formação inicial e influencia na atuação profissional. A
partir de uma abordagem qualitativa, o suporte metodológico foi
composto por pesquisa bibliográfica em livros, anais de eventos
científicos, revistas científicas, dissertações e teses das áreas de Música
e Educação, além de pesquisa documental realizada em arquivos do
Departamento de Artes da Unimontes, na legislação federal e em
documentos normativos produzidos no âmbito universidade. Também
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as egressos/as que
participaram das pesquisas durante o período da sua graduação. A partir
dos resultados obtidos é possível constatar que entre os anos de 1998 e
2019 foram localizadas apenas 16 pesquisas. A distribuição destes
trabalhos neste período não é tão equilibrada, se concentrando em
determinados momentos que são marcados pela atuação de
professores/as específicos/as. A partir dos dados coletados, ficou
evidente que a realização dessas pesquisas impactou na trajetória dos/as
entrevistados/as ao afirmarem que desenvolveram o seu senso crítico, a
sua habilidade de escrita e que estes trabalhos ampliaram os seus olhares
para novas possibilidades na graduação e também no mercado de
trabalho. Conclui-se, portanto, que este diagnóstico da produção científica foi imprescindível para refletirmos sobre o papel da pesquisa na formação inicial de
professores/as de música

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiana Maciel do Carmo, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); professora do curso de
Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros.

Maria Clara Leite e Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual
de Montes Claros.

Ana Caroline Pereira Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual
de Montes Claros.

Samuel Naamã Scarcela Rosa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licenciado em Artes/Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Elaine Pereira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual
de Montes Claros (Unimontes).

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: . (Org.). O papel da pesquisa na

formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:

Senado Federal, 1988.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível

superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em 18 dez. 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 18 dez. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 02 de 08 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais

do curso de Música. Brasília, 2004. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/p04.pdf Acesso em 18 dez. 2020.

BRIDI, Jamile C. A A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Iniciação científica [recurso eletrônico]:

aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro

/organização. 1 ed. São Paulo:Editora Unesp Digital, 2015. Disponível em:

http://books.scielo.org/id/s3ny4/pdf/massi-9788568334577.pdf#page=13. Acesso em 09 jun.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 2ª edição. Campinas: Editores Associados, 1997

FAGERLANDE, Aloysio Moraes Rego. Mesa-redonda: refletindo sobre a pós-graduação em

música No brasil. XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação

em Música, Manaus, 2018 . Disponível em:

https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/28anppom/manaus2018/paper/viewFile/55

/2045. Acesso em 17 dez. 2020.

LUCAS, M. E. Sobre o significado da pesquisa em música na universidade. Porto Arte, v. 2,

n. 4, p. 51-55, 1991. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27418/15939.

Acesso em 09 jun. 2019.

MARINS, P. R. A. ; JARDIM, V. S. ; SANTOS JUNIOR, J. B. . Ensino e Aprendizagem

Musical a Distância: Uma Análise das Pesquisas Realizadas no Âmbito do Curso de

Licenciatura em Música a Distância da UnB. In: XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA ISME, 2017, Natal-RN. Anais. Natal-RN,

Disponível em:

http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/isme/2017/paper/view/2357.

Acesso em 18 dez. 2020.

MAZZILLI, Sueli. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em

tempos de redemocratização do estado. Revista Brasilieira de Política e Administração da

Educação. v 27. n 2. 2011. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24770/14361. Acesso em 17 dez. 2020.

ENTREVISTADA 6. Entrevista concedida a Elaine Pereira de Oliveira em18 set. 2019.

Aparelho celular.

ENTREVISTADA 8. Entrevista concedida a Ana Caroline Pereira Mota em 20 out. 2019.

Aparelho celular.

ENTREVISTADO 9. Entrevista concedida a Ana Caroline Pereira Mota em15 out. 2019.

Aparelho celular.

MORATO, Cintia Tais. A FUNÇÃO FORMADORA DA PESQUISA NOS CURSOS DE

GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

– MG. OuvirOUver. V. 1. 2005. Disponível em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/47. Acesso em 09 jun. 2019.

RIBEIRO, Sonia Tereza Silva. Uma perspectiva crítica e cultural para abordar o

conhecimento curricular em música. Revista da ABEM. v. 8, n. 5, 2000. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/

view/453. Acesso em 18 dez. 2020.

SOUZA, Jussamara. Pesquisa e formação em educação musical. Revista da ABEM , Porto

Alegr. n.8. 2003. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/

view/408. Acesso em 18 dez. 2020.

SOUZA, Jussamara. Pós-Graduação em Educação Musical (resultados preliminares). Revista

da ABEM . v. 1. 1997. Disponível em:

http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/

Acesso em 18 dez. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, 2001. Projeto Político Pedagógico

do Curso de Licenciatura em Artes/Ênfase em Música. Montes Claros, 2001.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Político Pedagógico do

Curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música. Montes Claros, 2005.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Carmo, R. M. do, Oliveira, M. C. L. e, Mota, A. C. P., Rosa, S. N. S., & Oliveira, E. P. de. (2021). A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM ESTUDO ACERCA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES/HABILITAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Revista Ciranda, 5(1), 117-134. https://doi.org/10.46551/259498102021006

Edição

Seção

Artigos