O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA UM ENSINO CONTEXTUALIZADO DE QUÍMICA

  • Sávio Eduardo Oliveira Miranda
  • Josimara de Fátima Alves Mendes
Palavras-chave: Plantas medicinais, Contextualização em química, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma
atividade didática aplicada aos alunos do ensino médio de uma escola
pública estadual na cidade de São Francisco – MG. As atividades
realizadas durante processo didático tiveram como objetivo promover o
conhecimento científico de conteúdos de química a partir da
contextualização tendo como tema gerador o uso das plantas medicinais.
Essa prática terapêutica é passada através de gerações e utilizada desde
os primórdios da civilização humana e ainda hoje encontra seguidores
em todas as culturas, raças, crenças e classes sociais. Partindo desse
princípio, e utilizando dos preceitos da aprendizagem significativa, fezse um levantamento inicial afim de identificar os conhecimentos prévios
dos alunos. Em seguida, foi realizado pelos estudantes uma robusta
pesquisa acerca das plantas medicinais mais comumente utilizada por
eles. Ao final, promoveu uma discussão em que se pôde
corroborar/refutar os saberes populares além de discutir tópicos inerentes
ao conteúdo de Química Orgânica.

Publicado
2020-01-13
Seção
Artigos