AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO SUPORTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ESPINOSA/MG

  • Everinne Ribeiro Oliveira Gomes
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino, Inovações, Sociedade

Resumo

O presente estudo tem como proposta é investigar se as tecnologias
digitais estão sendo utilizadas como recurso didático-pedagógico e
promovendo a melhoria da aprendizagem no processo de ensino dos
alunos da rede pública de ensino na cidade de Espinosa- MG. O objetivo
principal do estudo é analisar o processo de aprendizagem a partir da
utilização das tecnologias digitais como recurso didático-pedagógico no
processo de ensino em escola pública de Espinosa – MG. Desdobrandose em objetivos específicos: verificar se há o uso das tecnologias digitais
como recurso didático-pedagógico na prática docente; investigar quais as
metodologias que são abordadas no uso das tecnologias digitais nas
escolas e se essas favorecem a aprendizagem. O público-alvo do estudo
são professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para realização
desta pesquisa que teve um caráter quanti-qualitativa e utilizou como
instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, aplicado
a dez professores. Dentre os autores que deram base ao estudo, estão
BLANCO E SILVA (1993), LIMA(2006), VALENTE (1993),
SAMPAIO (1999), MORAN (1995), dentre outros. Como resultado do
estudo, conclui-se que as tecnologias digitais, traz infinitas
possibilidades e formas de ensino, onde o professor vivencia junto com
o aluno as inovações presente na sociedade atual, possibilitando ainda
aos mesmos transmitir conhecimentos de forma criativa e diferenciada.

Publicado
2020-01-14
Seção
Resumo Simples