Tecnologias geográficas no ensino médio: estudo de caso em escolas públicas de Montes Claros/MG

Autores

  • Welton Silva Ferreira Universidade Candido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Marcos Esdras Leite Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9020-6445

DOI:

https://doi.org/10.22238/rc24482692v15n12017p330a350

Palavras-chave:

Geotecnologias; cartografia; ensino-aprendizagem; limitações.

Resumo

O presente estudo tem como finalidade, a investigação do conteúdo das geotecnologias no ensino médio em algumas escolas estaduais de Montes Claros-MG, com virtude na otimização e valorização desta área do conhecimento que compete ao ensino escolar, tendo em vista o avanço e acessibilidade dos meios tecnológicos aos estudantes, mas não há familiarização dos mesmos com esses meios no ambiente escolar. Aos professores, cabe considerar neste trabalho, a maneira como eles congregam o assunto proposto ao seu sistema de trabalho, analisando as possíveis dificuldades encontradas. Inicia-se o trabalho apresentando um breve histórico das geotecnologias e o seu desdobramento nos tempos vigente fazendo menção aos meios pedagógicos e de softwares voltados para a prática cartográfica. Metodologicamente serão acatadas como objeto e critério da pesquisa, cinco escolas estaduais localizadas no perímetro urbano da cidade. Posteriormente foi aplicado um formulário aos professores das referidas escolas, em modo de amostra, com intuito de acurar os entraves no processo de ensino-aprendizagem acerca da disciplina. Após a obtenção dos resultados verificou-se a capacidade de apreensão do conteúdo das geotecnologias e as arestas a serem aparadas no que tange o ensino.

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Biografia do Autor

Welton Silva Ferreira, Universidade Candido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Candido Mendes (UCAM).

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGEO-UNIMONTES) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS-UNIMONTES).

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

SILVA FERREIRA, W.; LEITE, M. E. . Tecnologias geográficas no ensino médio: estudo de caso em escolas públicas de Montes Claros/MG. Revista Cerrados, [S. l.], v. 15, n. 01, p. 330–350, 2017. DOI: 10.22238/rc24482692v15n12017p330a350. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1364. Acesso em: 19 abr. 2024.

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