Breves considerações sobre a importância do setor terciário para a economia de Montes Claros/MG

Autores

  • Marcelo Ferreira de Brito Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Anete Marília Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Montes Claros. Urbanização. Terciário.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar, de maneira sucinta, o setor terciário da economia de Montes Claros-MG. A partir dos anos de 1990, este se apresentou como principal segmento do cenário econômico montesclarense. Dessa forma, foi necessária uma acurada revisão bibliográfi ca, que adicionada à análise de dados secundários de órgãos de estatística e economia indicaram, por consequência, os progressos do setor terciário. Também foi necessário abordar os fatores e agentes que determinaram a centralidade de Montes Claros, destacando-se o processo de sua formação histórica, a posição geográfi ca, as atividades ligadas à pecuária, a chegada da ferrovia, além dos investimentos da Superintendência de Desenvolvimento
do Nordeste - SUDENE, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Como resultado, tem-se a importância do setor terciário na economia,
considerando os valores gerados pelo PIB, a concentração do número de empregos, além da produção de receita para a manutenção e ampliação das estruturas urbanas. Assim, tal estudo propõe discussões sobre a importância do referido setor em Montes Claros, que paralelo ao desenvolvimento das atividades industriais foi incrementado e hoje responde pela maior parcela na composição do Produto Interno Bruto do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira de Brito, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Pós-graduado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional UNIMONTES.

Anete Marília Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora Doutora do Departamento de Geociências da Unimontes.

Referências

ASSIS, Lenilton Francisco de; ARAÚJO, Francinelda Ferreira de; GOMES, Maria Ferreira. A terciarização na cidade média de Sobral e suas infl uências no comércio das cidades pequenas de Cariré e Varjota-CE. Revista da Casa da Geografi a de Sobral, Sobral, v.8/9, n.1, p.123-140, 2006-2007. www.uvanet.br/rcg/ artigos.

Associação Comercial e Industrial de Montes Claros. Montes Claros de Hoje. Edição comemorativa, Montes Claros - ACI. 1976 s/p.

__________. Montes Claros Potencialidades. Montes Claros: Unimontes. 2008, 92p.

CARDOSO, José Maria Alves. A Região Norte de Minas Gerais: um estudo da dinâmica de suas transformações espaciais. OLIVEIRA. M. F. (Org) Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora Unimontes, 2000, 428p.

CARLOS, Ana Fani A. Espaço e Indústria. 9 ed. - São Paulo: Contexto, 2001.70p.

CASTILHO, Cláudio J. Moura de. As atividades dos serviços, sua história e o seu papel na organização do espaço urbano: uma “nova” perspectiva para a análise geográfica? Revista de Geografi a [da] Universidade Federal de Pernambuco, Recife, v.14, n.1/2, p.29-89, jan/dez 1998.

FRANÇA, Iara Soares de. A Cidade Média e suas Centralidades: O Exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 256p. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografi a, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Centro de Estatística e Informação. Mapa do Mercado de Trabalho: Estrutura e Evolução da Ocupação Formal em Minas Gerais / Fundação João Pinheiro. Centro de Estatística e Informação – Belo Horizonte, 2008. 86p.

GOMES, Fernanda Silva. Discursos Contemporâneos Sobre Montes Claros: (Re) Estruturação Urbano - Regionais. 181p. 2007. Dissertação (Mestrado em arquitetura e Urbanismo). Escola de Arquitetura da UFMG, Belo Horizonte, 2007.181p.

MELO, Hildete Pereira de. et all .O setor serviços no Brasil: uma visão global 1985/95. Rio de Janeiro: IPEA, 1998. 48p. Disponível em: www.ipea.gov.br

SANTOS, Milton. Por Uma Nova Geografi a. 3ª ed. São Paulo: HUCITEC, 1986. 236p.

VALLADARES, Licia; PRETECEILLE, Edmond. Reestruturação Urbana Tendências e Desafi os. - São Paulo: Nobel; [Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Universitárias do Rio de Janeiro] 1990. 227 p.

Web Sites Consultados

RAIS: http://www.rais.gov.br/.Declaração de Rais Genérico.(Versão: 2007. dados de 1976-2007)>. acesso em: maio/ 2012.

www.ibge.gov.br - acesso em: maio/ 2012.Indústria te IBGE

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

BRITO, M. F. de; PEREIRA, A. M. Breves considerações sobre a importância do setor terciário para a economia de Montes Claros/MG. Revista Cerrados, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 67–78, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3026. Acesso em: 27 nov. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>