Aprendizados no Curso de Residência Agrária: Juventude Rural, Agroecologia e Educomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520212217225

Palavras-chave:

Residência Agrária, Agroecologia, Educomunicação

Resumo

O curso de residência agrária: Juventude Rural, Agroecologia e Educomunicação contou com a formação técnico profissional de 46 (quarenta e seis) estudantes pertencentes a áreas de conflitos agrários no estado de Pernambuco. O curso teve seu início no ano de 2014 e término no ano de 2017. Fez parte do Programa Nacional de Educação Reforma Agrária-PRONERA e contou com a parceria da Comissão Pastoral da Terra-CPT Nordeste II, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA. Buscaremos relatar e analisar as contribuições do curso para a vida dos educandos a partir dos planos de aulas, relatorias de atividades realizadas, relatos dos educandos arquivados em mídias digitais e entrevistas com educadores e agentes pastorais.  Observando o andamento e pós-curso conseguimos observar mudanças nas relações sociais, novas formas de organização, criação de hortas comunitárias, comunicação com outras comunidades que estão em processo de luta pela terra, busca por novos saberes e conhecimentos agroecológicos e soberania alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Bezerra Candido, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato - LEPEC.

Claudio Ubiratan Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato - LEPEC.

Referências

GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, v. 29 | n. 01, p. 17-36, Belo Horizonte, 2013.

GONÇALVES, C. U.; PEREIRA, G. S.B. Relatos e Experiências Contraditórias no Magistério Superior do Campo: Reflexões a partir do ensino de Geografia e História. Revista Tamoios (Online), v. IV, p. 2-15, São Gonçalo, RJ, 2008.

MOLINA, M.C. et al. Educação do Campo e Formação Profissional: A experiência do Residência Agrária. MDA. Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Candido, A. B., & Gonçalves, C. U. (2021). Aprendizados no Curso de Residência Agrária: Juventude Rural, Agroecologia e Educomunicação. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(02), 217–225. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520212217225

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências