Viveiro Cílios da Terra: promovendo a reativação da produção de mudas nativas, frutíferas e de hortaliças no semiárido mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222362369

Palavras-chave:

Cílios da Terra, Mudas nativas

Resumo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vem desenvolvendo em algumas regiões do estado de Minas Gerais em áreas de assentamentos a implementação de viveiros de mudas que faz parte do projeto semeando agroflorestais, que tem como objetivo a organização de viveiros para produção, plantio e distribuição de mudas que subsidiem o reflorestamento de áreas degradadas, articulado ao projeto Recuperando Áreas Degradadas em Assentamentos da Reforma Agrária (RADAR) inseridas no contexto do Projeto Plantando Futuro da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMGE), também vinculados ao projeto “Implantação de Sistemas Agroflorestais em áreas de reforma agrária como estratégia de recuperação de áreas degradadas” com financiamento da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Nesse sentido, na cidade de Montes Claros-MG no assentamento Estrela do Norte, foi implementado em 2016 o viveiro de mudas "Cílios da Terra” na área do Centro de Formação Décio Ezequias do MST. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvison Lopes Siqueira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Geografia - PPGEO/Unimontes e Doutorando em Desenvolvimento Social - PPGDS/Unimontes. Pesquisador do NEPRA-Unimontes. 

Rodrigo Guedes de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros

Assentado da Reforma Agrária no P. A Agroextrativista São Francisco no município de Serra do Ramalho – Bahia. Militante do Movimento CETA e Doutorando no Programa de Desenvolvimento Social – PPGDS pela Universidade Estadual de Montes Claros. 

Gustavo Henrique Cepolini Ferreira , Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências, PPGEO e PPGDS - Unimontes. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários - NEPRA/Unimontes. 

Referências

PRIMAVESI, A. Manejo ecológico de pragas e doenças. São Paulo: Nobel, 1988

RIBEIRO, D. D; FREITAS, L. F. (Org.) Agroecologia: realizada e possibilidade produtiva. In: MENDONÇA, M. R. Agroecologia: Prática e Saberes. Catalão, Gráfica Modelo, 2012.

DE SIQUEIRA, Deyvison Lopes; FERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini. Produção de sementes de hortaliças agroecológicas: o caso da BIONATUR nas áreas de assentamentos do MST no norte de Minas Gerais. Geopauta, v. 3, n. 2, p. 111-126, 2019.

DE SIQUEIRA, Deyvison Lopes; JOSÉ CARDOSO, W., FERREIRA, G. H. Cepolini. PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS, FRUTÍFERAS E DE HORTALIÇAS NO SEMIÁRIDO: O CASO DO VIVEIRO DE MUDAS CÍLIOS DA TERRA ASSENTAMENTO ESTRELA DO NORTE-MG . Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 2019 1(01), 73–77.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Siqueira, D. L., Araújo, R. G. de, & Ferreira , G. H. C. (2022). Viveiro Cílios da Terra: promovendo a reativação da produção de mudas nativas, frutíferas e de hortaliças no semiárido mineiro. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 262–369. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222362369

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências