Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: experiência do ensino remoto durante o período de isolamento social (Covid-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg26752395202122639

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Isolamento Social, Ensino de Geografia

Resumo

No início do ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela COVID-19 e as medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação do Novo Corona vírus fizeram com que a sociedade se submetesse a um processo de reeducação dos seus hábitos. As transformações tangenciaram desde o ambiente de trabalho, como também o sistema educacional, e em todas as áreas houve a necessidade de se adequar. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do sétimo período (noturno) do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (sede) nas atividades referentes ao período de regência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Os procedimentos metodológicos foram: consulta bibliográfica e análise de decretos federais, da resolução estadual para aplicação de ensino remoto emergencial e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e apresentação de atividades desenvolvidas durante o período de regência. Dentre os resultados foi possível observar as práticas e estratégias de ensino adotadas por cada escola-parceira e, ao passo que, também foi possível analisar as disparidades que eram concebidas desde as relações entre, docente, discente e os pais, como quanto as ferramentas utilizadas.

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Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Caio Carvalho Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros. 

João Vitor Ferreira Fernandes , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros.

Amanda Karolayne Rodrigues Silva , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros. 

Maria Heloisa Pinheiro Dias , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros. 

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Alves, R. de C., Santos, C. C., Fernandes , J. V. F., Silva , A. K. R. ., & Dias , M. H. P. . . (2021). Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: experiência do ensino remoto durante o período de isolamento social (Covid-19). Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(02), 26–39. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202122639