VENTANAS PARA EL ARTE, LA IDENTIDAD Y EL TRABAJO

LA EXPERIENCIA DE TAMBOLELÊ.

Autores

  • Florencia Bevacqua Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laís Patrocino Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202311

Palavras-chave:

Projeto social, Juventude, Arte, Cultura afrobrasileira

Resumo

Objetivo: O trabalho teve como objetivo analisar a experiência de participantes do Bloco Oficina Tambolelê, de Belo Horizonte, um projeto sociocultural voltado para a formação artística de jovens, com foco na música percussiva e ritmos afromineiros. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas durante o anos de 2014 e 2015 a oito jovens participantes e com quatro pessoas envolvidas na criação do projeto. Resultados: Observou-se que a visibilidade externa do projeto contribuiu para sua legitimação no contexto do bairro, para além do sentimento de confiança que já existia no âmbito das relações comunitárias. Houve percepções contrastantes sobre quão determinante foi o projeto na formação das trajetórias individuais. Além disso, houve um reconhecimento geral da importância do projeto para o processo de construção da identidade racial e do aprendizado sobre a história, cultura e ancestralidade africana. Por fim, o projeto também foi reconhecido por marcar a escolha profissional de jovens, ainda que não diretamente relacionada com a música ou arte, mas também pelo aprendizado político adquirido nas oficinas. Conclusões: Em que pese as limitações desse tipo de projeto nas questões estruturais que marcam o contexto periférico, evidenciou-se grandes contribuições em diversos aspectos relacionados à cidadania para jovens do território de atuação do Tambolelê.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florencia Bevacqua, Universidade Federal de Minas Gerais

Atriz pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, e assistente social pela Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina. É tradutora, professora de espanhol e de dança. E-mail: florenciabevacqua@gmail.com

Laís Patrocino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Socióloga. Graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou/ Fiocruz Minas. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). E-mail: lais.patrocino@uemg.br

Referências

COLLINS, P. H. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. São Paulo: Boitempo, 2019.

CRUZ, A. S. Performance e afromineiridade: relações entre literatura e música. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 21(1), 9–25, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.9-25(2011). Acesso em 05/09/2022.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GONZALES, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. RIOS, F.; LIMA. M. (orgs.). Rio de Janeiro: Zahar: 2020.

GOMES, D. F. V. A mudança social em projetos de intervenção social pela arte: o caso do projeto Bando À Parte. 2015. Dissertação (Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015.

KILOMBA, G. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.

MIGNOLO, W. Desobediencia Espistémica II. Pensamiento Independiente y Libertad De-Colonial. En Otros Logos. Revista de Estudios Críticos. Año I, n 1. 2009.

MUNIZ, J. M. O maestro e o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: um estudo de caso do Projeto de Integração e Inclusão Social Orquestra Jovem do Pampa. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

NASCIMENTO, E. L. Sankofa: significados e intenções. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). A matriz africana do mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008.

SANTOS, C. M. A música percussiva: uma experiência sociocultural dos jovens do Bloco Oficina Tambolelê. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

TAKEUTI, N. M.. Refazendo a margem pela arte e política. Nómadas, Bogotá, n. 32, p. 13-25, Apr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502010000100002&lng=en&nrm=iso. Accesso em 09/06/2022.

Downloads

Publicado

2023-03-19

Como Citar

Bevacqua, F., & Patrocino, L. (2023). VENTANAS PARA EL ARTE, LA IDENTIDAD Y EL TRABAJO: LA EXPERIENCIA DE TAMBOLELÊ. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(1), 229–246. https://doi.org/10.46551/rssp.202311