A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DAS ASSISTENTES SOCIAIS NO ÂMBITO HOSPITALAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202305

Palavras-chave:

Covid-19, Precarização, Trabalho, Serviço Social

Resumo

Resumo: A  Covid-19 se tornou uma pandemia no ano de 2020. Diante dessa realidade, o alto índice de mortes e contágio exigiram uma intervenção imediata das autoridades de saúde. Logo, os países de todo mundo se concentraram numa corrida em busca de vacinas e medidas preventivas que pudessem conter e evitar o exponencial número de casos da doença. A considerar a chegada do coronavírus no Brasil, percebe-se a negação das evidências científicas pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, para o combate à pandemia. A omissão do governo federal afetou diretamente o índice de contaminação dos profissionais da saúde, assim como impactou o acesso a equipamentos de proteção individual para esses trabalhadores, dentre outras problemáticas. Em vista disso, essa pesquisa se propõe a analisar a precarização das condições de trabalho dos Assistentes Sociais em um hospital filantrópico e de referência em Recife. Metodologicamente, este estudo analisou o tema à luz do método materialista histórico dialético, a partir  da análise dos relatórios produzidos por entidades que organizam as diversas profissões da área da saúde, como o Conselho Federal de Serviço Social e o Conselho Regional de Serviço Social, bem como a partir de entrevistas semi estruturadas com três assistentes sociais que estiverem na linha de frente da pandemia. A produção das entidades que compõem o Serviço Social e as entrevistas, aponta  que houve uma situação de precarização e aumento da exploração da categoria trabalhadora da saúde, bem como a responsabilização dos profissionais de saúde na aquisição de materiais para prevenir a doença. 

Palavras-chave: Covid-19; Precarização; Trabalho; Serviço Social.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz da Rocha Carvalho Félix, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: beatrizrochacarvalho@hotmail.com 

Beatriz Moura da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: beatrzmsilva@gmail.com

 

Myllena Carvalho de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: myllena.andrade2468@gmail.com

Wolney Marney Alves da Silva FIlho, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Membra do Projeto de Extensão Memória e História do Serviço Social em Pernambuco. E-mail: contatowolneymarney@gmail.com

Referências

ABEPSS faz balanço de posicionamentos e ações em defesa do Serviço Social na pandemia | ABEPSS Notícias ABEPSS faz balanço de posicionamentos e ações em defesa do Serviço Social na pandemia. Disponível em Acesso: 08 ago. 2022

ALMEIDA, ALIDA RENATA DE. Condições de vida e trabalho de profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid-19. 18/12/2020 67 f. Mestrado Profissional em Ensino em Saúde Instituição de Ensino: Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri, Diamantina Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFVJM.

ANDRADE, RAQUEL MENDES CORDEIRO RANGEL DE. Saúde Mental Dos Profissionais Da Saúde Em Tempos De Pandemia Da Covid-19: Revisão Narrativa De Literatura. 25/06/2021 57 f. Mestrado em Saúde Coletiva Instituição De Ensino: Universidade Católica De Santos, Santos Biblioteca Depositária: Campus Dom Idílio José Soares.

ANTUNES, RICARDO. Século XXI: Nova era da Precarização estrutural do Trabalho. São Paulo: Fundacentro – Seminário Nacional de Saúde Mental e Trabalho, 2008.

ARAÚJO, CARMEM EMMANUELY LEITÃO. Estado e mercado, continuidade e mudança: a dualidade da política de saúde nos governos FHC e Lula. Tese (Doutorado). Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017.

ASFOC-SN. Pesquisa realizada pela ISP revela que maioria dos trabalhadores da Saúde sofre com insuficiência de equipamento de proteção individual na pandema. Diposnível em: <http://www.asfoc.fiocruz.br/portal/content/pesquisa-realizada-pela-isp-revela-que-maioria-dos-trabalhadores-da-saude-sofre-com>. Acesso:08 mai. 2022.

BITENCOURT, SILVANA MARIA; ANDRADE, CRISTIANE BATISTA. Trabalhadoras da saúde face à pandemia: por uma análise sociológica do trabalho de cuidado. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, 2021

BRAVO, M. I. S.; PELAEZ, E. J. A saúde nos governos Temer e Bolsonaro:lutas e resistências. Ser Social, Brasília, v. 22, n. 46, 2020.

CASTEL, ROBERT. Da indigência à exclusão, a desfiliação – precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In BAREMEMBLIT, G. et al. SaúdeLoucura: grupos e coletivos. São Paulo: HUCITEC, 1997.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. CFESS Manifesta. Série conjuntura e impactos no trabalho - Os impactos do coronavírus no trabalho do/a assistente social. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/2020CfessManifestaEdEspecialCoronavirus.pdf>. Acesso: 2 ago. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Teletrabalho e Teleperícia: orientações para assistentes sociais no contexto da pandemia. 2020

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL. Nota do CRESS-PE com orientação sobre a atuação de assistentes sociais no contexto do covid-19. Disponível em Acesso: 2 de ago. 2022.

COUTINHO, LUCIENE DE AGUIAR DIAS BARCELOS. O Mito da Medusa: gestão do SUS e saúde do trabalhador. 18/12/2020 150 f. Doutorado em Saúde Pública Instituição De Ensino: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Saúde Pública.

DRUCK, GRAÇA; DUTRA, RENATA; SILVA, SELMA MARIA. A contrarreforma neoliberal e a terceirização:a precarização como regra. Caderno CHR, Salvador, v. 32, n. 86, 2019.

LAKATOS, EVA MARIA; MARCONI, MARINA DE ANDRADE. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAVILLE, CHRISTIAN; DIONNE, JEAN. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARX, K.; ENGELS, E. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MOTA LOIOLA, E. M. L.; CESAR CAVALCANTE, N. Os impactos do dirigíveis no trabalho do/a assistente social: desafios e impasses. Cadernos ESP, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 110–121, 2021. Disponível em: /cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/344>. Acesso em: 7 ago. 2022.

POMBO, ROCHA. Dicionário de sinônimos da língua portuguesa. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2011.

SANTOS, KIONNA OLIVEIRA BERNARDES et al. Trabalho, saúde e vulnerabilidade na pandemia de COVID-19 . Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 12, 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-19

Como Citar

Félix, B. da R. C., Silva, B. M. da, Andrade, M. C. de, & Alves da Silva FIlho, W. M. (2023). A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DAS ASSISTENTES SOCIAIS NO ÂMBITO HOSPITALAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(1), 88–109. https://doi.org/10.46551/rssp.202305