OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NA APAC DE VIÇOSA MG NA BUSCA PELA REINSERÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202324

Palavras-chave:

Sistema prisional. Recuperação. Ressocialização.

Resumo

A Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade jurídica e social sem fins lucrativos e seu objetivo principal é a proteção do preso e da sociedade civil organizada. Essas entidades, foram criadas com a premissa de que o sistema penitenciário comum não é o local adequado para a recuperação dos presos, uma vez que é permeado pela ociosidade, por atitudes e falas violentas, sem constituir uma perspectiva de mudança tanto para o preso, quanto para a sociedade na qual ele irá retornar após o cumprimento da pena. Para responder e alcançar os resultados desse estudo, foi feita uma combinação de três métodos de pesquisa: o uso de dados secundários, a observação participante e as entrevistas. Esses métodos possibilitaram uma investigação mais direta, elucidando as questões referentes à aplicação das metodologias utilizadas pela APAC de Viçosa MG no processo de reintegração na sociedade dos recuperandos. Como resultado obteve-se a discussão acerca das atividades religiosas utilizadas na APAC de Viçosa-MG, na qual utiliza-se da valorização humana como base para todos os seus 12 elementos de trabalho. Nos resultados foi discutido em primeiro momento sobre a caracterização estrutural da APAC viçosense, onde abordou-se sobre as divisões estruturais do espaço, a representatividade de objetos para recuperandos e sobre o quadro de funcionários da instituição. Por fim, foi debatido a utilização dos doze elementos como forma de recuperação e reinserção social dos recuperandos da APAC de Viçosa, MG demonstrando como a instituição visualiza cada método

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Viana Marto, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Secretário fiscal da APAC de-Viçosa, Minas Gerais. ORCID: 0000-0001-6166-9785. E-mail: cristiano.marto@ufv.br

Marcia Barroso Fontes , Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do curso de Serviço Social da UFV. ORCID: 0000-0002-0400-9307. E-mail: mbfontes@ufv.br

Referências

ANDRADE, nathalia vilas boas bitencourt. O estado de coisas inconstitucional no sistema carcerário brasileiro: uma análise crítica da adpf 347 do stf. Monografia. Faculdade Baiana de Direito, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1997.

CERQUEIRA, Daniel Ricardo de Castro. Atlas da Violência. São Paulo: FBSP, 2021.

CERQUEIRA, Daniel Ricardo de Castro. Causas e consequências do crime no Brasil. – Rio de Janeiro: BNDES, 2014

CIRINO, Samia Moda; CASTRO Bruna Azevedo de.Revista íntima de mulheres visitantes em presídios: vidas normativamente não humanas.Artigos • Rev. Estud. Fem. 30 (1) • 2022.

CONSTANTINO, Patricia; ASSIS, Simone Gonçalves de; PINTO, Liana Wernersbach. O impacto da prisão na saúde mental dos presos do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Artigo • Ciênc. saúde colet. 21 (7) • Jun 2016.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Resultados 2019. Ministério de Segurança Pública. Brasília 2021.

FBAC. (2022). O que é apac?.Disponível em: <https://fbac.org.br/o-que-e-a-apac/>. Acesso em: 20/11/2022.

FERNANDES, Izabela Alves Drumond; OLIVEIRA, Paulo Eduardo Vieira de. Violação da dignidade humana em face da precariedade do sistema penitenciário brasileiro. Direito e Desenvolvimento. João Pessoa, v. 6, n. 12, p. 63-82.2017.

GARCIA, Jesus Cesar. A ressocialização no sistema prisional brasileiro. Revista saber acadêmico n° 22. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas: São Paulo, 2007.

IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Reincidência Criminal no Brasil Brasília, DF 2015.

LEÃO, Saimon Medeiros; RODRIGUES, Filipe Azevedo. O investimento no regime semiaberto como forma de redução da reincidência criminal no Rio Grande do Norte. Revista transgressões ciências criminais em debate, V4 , n 1, Maio de 2016.

MENDES, T., da R. MARCATO, G., C., B.. Ociosidade no cárcere com vistas a não

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 29ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORAES, Alexandre. Direito constitucional. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2007

OLIVEIRA, Taís do Couto de; KLÜSENE, Monique Vigil; PEREIRA, Valquíria Castro. O papel da mídia na difusão dos conflitos carcerários. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.2015. Anais de 3° Congresso Internacional de Direitos e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Disponível em:<http://www.ufsm.br/congressodireito/anais>.Acesso em:8/12/2022.

ressocialização e a não reinserção do preso na sociedade. Encontro de iniciação cientifica. Toledo p.3. 2015.

SILVA, Cassiano Ricardo Pereira da. Superlotação carcerária e o princípio da dignidade humana. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual da Paraíba. Paraíba,2014.

TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2a. ed. São Paulo -SP: Editora Atlas S.A., p. 99– 109, 2009.

VALOIS, Luís Carlos. Conflito entre ressocialização e o princípio da legalidade penal. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito de São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Viana Marto, C., & Barroso Fontes , M. (2023). OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NA APAC DE VIÇOSA MG NA BUSCA PELA REINSERÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(2), 169–196. https://doi.org/10.46551/rssp202324