O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

LIMITES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Mably Trindade

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202003

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Serviço Social. Neoliberalismo. Formação Profissional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo precípuo analisar o estágio supervisionado, componente curricular obrigatório para a integralização da graduação em Serviço Social constituindo-se, assim, um dos grandes desafios do projeto de formação profissional. Como se sabe, tal etapa da formação, quando adequadamente realizada, propicia ao aluno o acesso ao ensino-aprendizagem da realidade social na qual se inserem os(as) assistentes sociais. Cumpre destacar que o estágio curricular obrigatório desenvolve-se em articulação com a política educacional, num contexto no qual a educação vem sendo tratada como mercadoria, a exemplo do crescimento de cursos aligeirados e à distância, com várias repercussões, dentre elas o aumento exponencial do número de estudantes em busca de estágio e que não conseguem ser absorvidos nos espaços sócio-ocupacionais disponíveis. A metodologia adotada para elaboração desse texto privilegiou essencialmente referências bibliográficas sobre o tema, utilizando-se, por conseguinte, autores(as) considerados fundamentais nessa discussão. Sobre os resultados da pesquisa, conclui-se que, lamentavelmente, o estágio curricular tem sido cada vez mais utilizado pelo capital como forma privilegiada de exploração de mão de obra e obtenção de lucros.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

Trindade, M. (2020). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(1), 45–66. https://doi.org/10.46551/rssp.202003