SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
ENFOQUE DAS NORMATIVAS E LEGISLAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.46551/rssp.202015Palavras-chave:
Supervisão de Estágio. Diretrizes Curriculares. Política Nacional de Estágio. Legislações.Resumo
Refletimos sobre o estágio supervisionado em Serviço Social enquanto um dos elementos centrais do processo da formação profissional, compreendido como atividade curricular obrigatória pelas Diretrizes Curriculares de 1996. A articulação na supervisão de estágio, de campo e acadêmica é fundamental e contribui para que o estágio seja espaço de desenvolvimento de autonomia, aprendizado e de construção do conhecimento mediante a análise crítica da realidade social, fundamentado nos aportes teórico-metodológicos e numa postura ético-política, instrumentalizada na dimensão técnico-operativa do trabalho profissional. Os estudos realizados se baseiam na compreensão de formação profissional e na concepção de estágio supervisionado alicerçadas nas Diretrizes Curriculares e na literatura da área, que norteia o desenvolvimento de um processo formativo crítico, criativo e com competências e habilidades que estejam alicerçadas no projeto ético-político profissional, apresentando os avanços e acúmulos construídos pela categoria a partir da década de 1980. Partindo dessas considerações, objetivamos trazer alguns elementos para a reflexão em relação a supervisão de estágio a partir de suas contribuições das pesquisas realizadas no programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP/Franca, apresentando os avanços e formas de resistência a partir da sua legislações e os desafios (im)postos na cena contemporânea.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS. Brasília, DF, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social – ABEPSS. In: CRESS 9ª REGIÃO (Org.). Legislação brasileira para o serviço social: coletânea de leis, decretos, e regulamentos para a instrumentação da(o) assistente social. 3. ed. rev., atual., até dez. 2007. São Paulo, 2007.
BENATTI, L. P. dos S.. Trabalho docente em tempos de mundialização do capital – um estudo no âmbito do Serviço Social: microrregional de São José do Rio Preto – ABEPSS Sul II – 2012/2014. 2014. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
CAPUTI, L.. Supervisão de estágio em Serviço Social: tempo de mundialização do capital – desafios cotidianos e (re) significados! 2014. 228f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2014.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Resolução CFESS n° 533, de 29 de setembro de 2008. Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social.