OS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL

A DICOTOMIA ENTRE O CONSERVADORISMO E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202317

Palavras-chave:

Serviço Social, Projeto Ético-Político, Formação Profissional, Dimensão Educativa, Conservadorismo

Resumo

Esse texto busca refletir acerca dos dilemas contemporâneos que perpassam o Serviço Social brasileiro, no âmbito da formação e do trabalho profissional. Dessa forma, levantamos um debate acerca da dicotomia existente entre o que é exigido do(a) Assistente Social nos espaços ocupacionais em que se insere, e o que preconiza seu Projeto Ético-Político hegemônico, que hasteia a defesa intransigente dos direitos humanos. Buscando considerar alternativas para transpor o conservadorismo, abordamos dimensão educativa da profissão, que trata sobre o caráter pedagógico da atuação, tratando sobre a necessidade do profissional se apropriar de suas dimensões como forma de fomentar uma mobilização social que cobre responsabilidade do Estado. Para realizar esse debate, utilizamos enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, dispondo de textos e artigos escritos por autores que trabalham a temática proposta. Para além, também nos ancoramos no materialismo histórico-dialético, entendendo que nossa sociedade está em constante mudança, e precisamos estudá-la como um todo para compreender sua dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Pereira Caetano, UNESP/Franca

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Membro do GEDUCAS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Dimensão Educativa no Trabalho Social). Orcid: https://orcid.org/0009-0007-6242-9709 E-mail: bruna.caetano@unesp.br

Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo, UNESP

Assistente Social e Secretária Municipal da Prefeitura Municipal de Bauru - SP. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino Bauru - SP. Especialização em Gestão do Sistema Único da Assistência Social SUAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; Gestão Social- Políticas Públicas. Redes, Defesa e Direitos pela FATECE-Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação; Membro do GEDUCAS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Dimensão Educativa no Trabalho Social - UNESP) e PRAPES (Prática de pesquisa: perspectivas contemporâneas - UNESP). ORCID:
https://orcid.org/0009-0003-1659-8633 Email: ana.s.toledo@unesp.br

Warles Rodrigues Almeida, UNESP-Franca

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Uberaba, Mestrando em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. Graduado em Serviço Social pela Universidade Presidente Antônio Carlosp UNIPAC. Membro do GEPAPOS ( Grupo de Estudos e Pesquisa sobre participação nas Políticas Sociais). Coordenador da Seccional de Uberlândia- CRESS/MG. https://orcid.org/0009-0002-8162-2110
Lattes: 6051887534089017 email: warlesalmeida86@gmail.com

Andreia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni, UNESP

Docente do curso de graduação em Serviço Social e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/campus de Franca. Possui graduação em Serviço Social pela Unesp/Franca (1992). Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (2004) e Doutorado em Serviço Social pela Unesp Franca (2010). Realizou Pós Doutorado na Universidad Pablo de Olavide - Espanha. É líder do GEPAPOS (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Participação nas Políticas Sociais). http://lattes.cnpq.br/0842802637459705 ORCID 0000-0002-0691-7528. Email: andreia.liporoni@unesp.br

Adriana Giaqueto Jacinto, UNESP

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Docente na graduação e pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora orientadora. Líder do GEDUCAS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Dimensão Educativa no Trabalho Social). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0181-2839 E-mail: adriana.giaqueto@unesp.br

Referências

BARROCO, Maria Lúcia S. Não passarão! Ofensiva neoconservadora e Serviço Social. São Paulo: Serviço Social e Sociedade. n 124, p.623-636. out/dez, 2015.

BOSCHETTI, Ivanete. Expressão do conservadorismo na formação profissional. São Paulo: Serviço Social e Sociedade. n 124, p.637-651. out/dez, 2015.

Conselho Federal de Serviço Social - Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Brasília, CFESS, 1992.

FORTI, Valéria. GUERRA, Yolanda. Na prática a teoria é outra? In:Serviço Social: temas, textos e contextos. 5 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

GUERRA,Yolanda. Instrumentalidade no Serviço Social. Módulo 4: O trabalho do assistente social.CFESS/ABEPSS_UNB,2000. Serviu como base para a palestra. Acesso em 13/06/2023.http://www.uel.br/cesa/sersocial/pages/arquivos/GUERRA%20Yolanda.%20A%20instrumentalidade%20no%20trabalho%20do%20assistente%20social.pdf

GUERRA, Yolanda. Dimensão técnico operativa do exercício profissional. In: A dimensão técnico-operativa no Serviço Social - desafios contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2017.

PAULO NETTO, José. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

PAULO NETTO, José. Liberdade: o valor ético central do código (três notas didáticas). In. CRESS/RJ. Projeto ético-político e exercício profissional em serviço social: os princípios do código de ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais. Rio de Janeiro: CRESS, 2013.

TRINDADE, Rosa Lúcia Prédes. Ações profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais nas políticas sociais. In:A dimensão técnico-operativa no Serviço Social - desafios contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2017.

YAZBEK, Maria Carmelita.Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pereira Caetano, B., de Carvalho Sales Toledo, A. C., Rodrigues Almeida, W., Aparecida Reis de Carvalho Liporoni, A., & Giaqueto Jacinto, A. (2023). OS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL: A DICOTOMIA ENTRE O CONSERVADORISMO E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(2), 31–48. https://doi.org/10.46551/rssp202317