PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE TREINAMENTO PERSONALIZADO SOBRE O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O CORPO DOS PERSONAL TRAINERS

Authors

  • Marcos Vinicius Ferreira Souza Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.
  • Jonas Bernardo Avelar Lima Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.
  • Vinícius Dias Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.
  • Carlos Rogério Ladislau Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.
  • Saulo Daniel Mendes Cunha Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500109

Keywords:

Alunos, Contratação, Corpo, Formação profissional, Personal trainer

Abstract

Com o crescente interesse por uma vida saudável e ativa, os Personal trainers desempenham um papel fundamental na orientação e motivação dos indivíduos em suas jornadas “fitness”. Nesse contexto, a escolha de um Personal trainer pode ser influenciada tanto por critérios estéticos quanto por considerações técnicas e científicas. Sendo assim, esse estudo objetivou analisar as percepções de alunos praticantes de musculação (no treinamento personalizado) sobre o processo de contratação, a formação profissional e o corpo do Personal trainer. Essa pesquisa se deu por um estudo descritivo de corte transversal e abordagem qualitativa. Fizeram parte do estudo 10 alunos, selecionados por conveniência, praticantes de musculação (no treinamento personalizado), de ambos os sexos, com idades diversas, de uma  academia da cidade de Montes Claros-MG. Foi utilizada, nessa pesquisa, a entrevista semiestruturada com a finalidade de atingir os objetivos do estudo. As informações colhidas foram tratadas através do programa Atlas TI e posteriormente foram examinadas através da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os entrevistados preferem referências e indicações ao contratar um Personal trainer, além de considerarem empresas terceirizadas, destacando a importância do networking. A execução correta dos exercícios e a orientação técnica para evitar lesões foram consideradas fundamentais. A paciência do Personal trainer foi valorizada, pelos alunos, por promover um aprendizado dos movimentos, com tranquilidade. A análise do currículo e do credenciamento do profissional também foi destacada. A aparência física influenciou a decisão de contratação da maioria dos entrevistados. Pontua-se, portanto, que este estudo oferece percepções valiosas relacionadas  à escolha  do Personal trainer, visando atender às necessidades e expectativas dos clientes de forma ética, eficaz e eficiente. Sugere-se que futuras pesquisas explorem ainda mais as complexidades envolvidas na escolha de um Personal trainer, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais para atender às diversas demandas do mercado.

 

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Author Biographies

Marcos Vinicius Ferreira Souza, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Jonas Bernardo Avelar Lima, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Vinícius Dias Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Carlos Rogério Ladislau, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Saulo Daniel Mendes Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Minas Gerais, Brasil.

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Published

2025-04-02 — Updated on 2025-04-22

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How to Cite

FERREIRA SOUZA, Marcos Vinicius; AVELAR LIMA, Jonas Bernardo; DIAS RODRIGUES, Vinícius; LADISLAU, Carlos Rogério; MENDES CUNHA, Saulo Daniel. PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE TREINAMENTO PERSONALIZADO SOBRE O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O CORPO DOS PERSONAL TRAINERS. RENEF, [S. l.], v. 16, n. 25, p. 98–122, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500109. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7818. Acesso em: 5 dec. 2025.

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