SAÚDE MENTAL EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E FATORES ASSOCIADOS:UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Pedro Henrique Almeida Santos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Marcus Vinícius Almeida Neves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Saulo Daniel Mendes Cunha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2023142200077

Palavras-chave:

Doença mental, Condições de trabalho, Saúde do trabalhador, Professor universitário

Resumo

Investigar os múltiplos agentes estressores e seus fatores de risco para o adoecimento psicológico em professores universitários. Trata-se de uma revisão integrativa, de caráter teórico e descritivo. Foram incluídos no estudo artigos originais, quantitativos e qualitativos, publicados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2019. Os artigos foram selecionados através das bases de dados PubMed, Periódicos CAPES e LILACS. Foram utilizados os descritores saúde mental e professores universitários e seus correspondentes na língua inglesa. Obteve-se inicialmente 1.992 publicações, sendo 12 artigos selecionados ao final para construção da revisão integrativa. A maioria dos artigos selecionados apresentou a sobrecarga de trabalho elevada como o fator mais acometido aos problemas psicológicos entre professores universitários. Os dados deste estudo revelaram que os professores universitários brasileiros estão com elevadas cargas de trabalhado. Ademais, essa rotina tem impactado negativamente a saúde desses profissionais.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Almeida Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor e pesquisador. Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente, mestrando em Estudos Linguísticos e pesquisador em Linguística Teórica e Descritiva na Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcus Vinícius Almeida Neves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Saulo Daniel Mendes Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004), mestrado em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2014) e doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde/UNIMONTES. Atualmente é professor no Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Unidas do Norte de Minas, ministrando as seguintes disciplinas: Atividade Física na recuperação de lesão, Personal Trainning, Exercício Físico e Saúde Ocupacional, Cinesiologia, Anatomia Humana e Musculação.

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Publicado

2023-10-31 — Atualizado em 2023-12-06

Versões

Como Citar

ALMEIDA SANTOS, P. H.; ALMEIDA NEVES, M. V.; MENDES CUNHA, S. D. SAÚDE MENTAL EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E FATORES ASSOCIADOS:UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RENEF, [S. l.], v. 14, n. 22, p. 59–71, 2023. DOI: 10.46551/rn2023142200077. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/6857. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos