AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

10.46551/rn2024152300089

Palavras-chave:

Educação Física, Autismo, Escola

Resumo

Analisar a interface entre Educação Física e TEA no contexto escolar, observando o âmbito do profissional, buscando informações e conhecimento que possam ajudar no trabalho do professor. Trata de uma de revisão de literatura de cunho qualitativo. Foi realizado um levantamento bibliográfico de forma online nas principais bases de dados indexadas, como Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library (SciELO) e Capes periódicos utilizando os descritores:  Educação Física; Autismo; Escola, utilizando o conector boleano "and". De acordo com os dados obtidos através deste estudo, foi possivel concluir que  a Educação Física traz inúmeros benefícios para os alunos com TEA, porém ainda há uma carência na qualificação profissional para trabalhar com esse grupo, necessitando de uma maior abrangência tanto na capacitação de profissionais quanto na produção cientifíca com temática voltada para este grupo. Foi possível verificar que houve um grande avanço da Educação Física no trabalho com pessoas com Autismo, os estudos citados corroboram que o professor de Educação Física tem grande importância no processo de aquisição de habilidades cognitivas, motoras e sociais.

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Biografia do Autor

Claudiane Gomes de Assis, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Concepção, desenho da pesquisa e redação do manuscrito. E-mail: claudianegomes06@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8768-6677 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2604125066915540

Paulo Eduardo Gomes de Barros, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Educação Física pela Católica de Brasília e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, MG, Montes Claros, Brasil, Análise e interpretação dos dados. E-mail: paulo.barros@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5320-9615. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8050515281106378.

 

Walter Luiz Moura, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Análise e interpretação dos dados. E-mail: walter.moura@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0912-3333. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8037604394073512

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Publicado

2024-04-24 — Atualizado em 2024-05-14

Versões

Como Citar

ASSIS, Claudiane Gomes de; BARROS, Paulo Eduardo Gomes de; MOURA, Walter Luiz; SOARES, Wellington Danilo. AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO DE LITERATURA. RENEF, [s. l.], v. 15, n. 23, p. 132–139, 2024 [2024]. DOI: 10.46551/rn2024152300089. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7192. Acesso em: 17 jul. 2024.

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