Aplicação de métodos de ensino a distância: gestão, administração e organização de eventos esportivos

Autores

  • Lácio Cesar Gomes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Paulo Eduardo Gomes Barros Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Walter Luiz Moura Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Wellington Danilo Soares Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Métodos de ensino, Distânica, Gestão, Eventos

Resumo

Um marco importante foras as chamadas “Conferências Nacionais do Esporte” organizadas pelo Ministério do Esporte (ME) e pela divisão das responsabilidades das políticas sociais com as ONG´s, sociedade civil e instituições privadas, que tinham no seu bojo a função de propiciar esporte e lazer, de forma específica para as pessoas que viviam a margem da sociedade, colocando o esporte e laser numa dimensão social (ARBAUGH,2002), e nesta perspectiva uma maior valorização dos eventos esportivos. A estruturação, organização e gestão de eventos esportivos é um dos importantes componentes ministrados nos diversos cursos de Educação Física, além de um campo fecundo para o profissional desta área. Com o objetivo de conhecer as experiências dos professores universitários diante da aplicação de métodosde ensino a distância, adotada pelo curso de Educação Física da universidade estadual de montes claros.Inicialmente foi realizada uma reunião entre coordenadores de curso e professores para explicar sobre a aplicação de métodos de ensino a distância em tempos de pandemia pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Portanto, através deste relato de experiência em ensino a distância em tempos de pandemia, algumas adaptações nos planejamentos das aulas para as próximas etapas do processo ensino aprendizagem devem ser pontuados, como: AsAulivesdevem ser mais específicas, baseadas nas ementas de cada disciplina, mas em contrapartida, entende-se que este método de ensino a distância consiste apenas, em uma forma momentânea de ensinar, não substituindo o contato direto com o acadêmico no processo de ensino presencial.

Palavras-chave:Ensino a distância. Gestão. Administração. Organização de eventos esportivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lácio Cesar Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais

Paulo Eduardo Gomes Barros, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Walter Luiz Moura, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco

Referências

ARBAUGH, J. B. Managing the on-line classroom: a study of technological and behavioral characteristics of web-based MBA courses. Journal of High Technology Management Research. v. 13, n. 2, p. 203-223, 2002.

HOLANDA, B.B.B.; MEDEIROS, J. Sports mega events, public opinion and media: balance of media coverage and quantitative research on Rio 2016 Olympic Games. Olimpianos, Journal of Olympic Studies. v.4, p. 54-75, 2020.

MARQUES R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). v.3, n.7, p.31-46, 2020.

OLIVEIRA, A.A.B.; SILVA JÚNIOR, A.P.; ANVERSA, A.L.B., FLORES, P.P.; REPPOLD FILHO, A.R. Legados dos megaeventos esportivos para a proposta pedagógica do Programa Segundo Tempo. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. v.27, n.4, p.20-31, 2019.

SCHULMAN, L. Renewing the pedagogy of teacher education: the impact of subject specific conceptions of teaching. Simpósio sobre Didáticas Específicas en la Formación de Professores. Santiago de Compostela, 1992.

SUN, P. C.; TSAI, R.J.; FINGER, G.; CHEN, YY.; YEH, D. What drives a successful e-learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers Education, v.50, n. 4, p. 1183-1202, 2008.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

GOMES, L. C. .; BARROS, P. E. G. .; REIS, V. M. C. P. .; MOURA, W. L. .; SOARES, W. D. Aplicação de métodos de ensino a distância: gestão, administração e organização de eventos esportivos. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103–110, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3129. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)