INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VERDADE OU UTOPIA?

Autores

  • Wellington Danilo Soares Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Luana Larissa Caetano Soares Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Paulo Eduardo Gomes de Barros Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Walter Luiz Moura Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2024152300082

Palavras-chave:

Educação Física, . Deficiência, Inclusão, Estudantes, Educaçãoo Física Escolar. Inclusão. Práticas pedagógicas inclusivas.

Resumo

Identificar se a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física se configura como verdade ou utopia. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal. Participaram do estudo 30 professores de Educação Física de escolas públicas e privadas da cidade de Montes Claros – MG. Os participantes responderam a um questionário composto de 20 questões elaboradas pelos autores. A análise dos dados foi realizada através de uma análise descritiva com valores em frequência absoluta e relativa. Participaram do estudo professores de Educação Física Escolar com idade de 25 a 49 anos (com predomínio do sexo masculino (51,3 %), sendo que a maioria (67,3%) possui mais de 5 anos de docência. Os professores foram questionados se cursaram alguma disciplina na grade curricular da graduação relacionada à inclusão, e 83,3% (n=25) deles responderam que sim enquanto (16,7 %) n=5 responderam não. O que demonstra que a maioria dos professores tem conhecimento das importâncias em saber lidar com alunos com deficiência. Buscamos abordar se os professores recebem suporte da escola e outros profissionais especializados, pudemos identificar que 46,7% (n=14) apontaram que às vezes recebem esse apoio e apenas 13,3% (n=4) sempre recebem suporte e apoio. O estudo aponta várias dificuldades encontradas para proporcionar uma educação inclusiva de qualidade, principalmente no âmbito escolar. Isso inclui a falta de acessibilidade para alunos com deficiência, a ausência de uma ênfase suficiente na formação de professores em educação inclusiva, bem como a falta de apoio do corpo pedagógico escolar para acesso a cursos e palestras nessa área. Isso mostra a importância de continuar trabalhando para construir ambientes educacionais mais inclusivos e libertadores para todos.

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Biografia do Autor

Luana Larissa Caetano Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Educação Física do Centro Universitário de Saúde da pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. E-mail:luanahsoares@outlook.com. ORCID:  https://orcid.org/0009-0002-4439-3793. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0889596084947151.

Paulo Eduardo Gomes de Barros, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Educação Física pela Católica de Brasília e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, MG, Montes Claros, Brasil, Coleta dos dados. E-mail: paulo.barros@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5320-9615. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8050515281106378.

Walter Luiz Moura, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Análise me interpretação dos dados. E-mail: walter.moura@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0912-3333. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8037604394073512

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

SOARES, W. D.; SOARES, L. L. C.; BARROS, P. E. G. de; MOURA, W. L. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VERDADE OU UTOPIA?. RENEF, [S. l.], v. 15, n. 23, p. 44–55, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152300082. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7189. Acesso em: 2 maio. 2024.

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