Uma análise do impacto social do uso abusivo do álcool na família

Autores

  • Adão Carlos Ferreira Almeida Faculdades Santo Agostinho
  • Adircio Soares Fernandes Faculdades Santo Agostinho
  • Francely Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-0521-1910

Resumo

O estudo ora descrito teve por finalidade analisar o impacto social do uso abusivo do álcool na família, ressaltando que os reflexos dessa análise também incidiram sobre a atuação da equipe do serviço social do CAPS-ad (Centro de Atenção Psico-Social aos Dependentes de Álcool e outras Drogas), situado no Município de Montes Claros/MG, verificando como se processam os atendimentos e as intervenções desses atores sociais atuando junto às famílias dos usuários abusivos do álcool assistidos pela instituição ora descrita. Cabe ressaltar que a instituição família, desde os primórdios, vem sofrendo transformações de ordens diversas, nesse sentido, fenômenos como alcoolismo são cada vez mais frequentes no seio dessa instituição de base secular que, a priori, deveria ser a mantenedora dos aportes indispensáveis à sobrevivência de seus membros. Infelizmente a realidade de algumas famílias brasileiras, principalmente aquelas vitimizadas pelo fenômeno do alcoolismo está bem distante da agenda pública social que não consegue ofertar as mesmas um lugar de destaque positivo numa sociedade de caráter individualista. E sabido que o fenômeno do alcoolismo, além de afetar o usuário abusivo, também é capaz de desmantelar toda a dinâmica intrafamiliar. Nesse contexto de relações fragilizadas atua o profissional do serviço social como mecanismo capaz de provocar mudanças, fazendo com que estas famílias identifiquem o seu grau de co-responsabilidade no árduo processo de tratamento que envolve o seu ente alcoolista. A partir desse estudo constatou-se que o impacto social advindo do uso abusivo do álcool está ancorado em diversos fatores que abalam a dinâmica intrafamiliar. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, seguida de uma pesquisa documental, culminando numa abordagem quanti-qualitativa, sendo ainda norteado pelo enfoque da fenomenologia, e utilizou-se ainda uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semi-estruturadas às famílias e questionários à equipe multidisciplinar do CAPS-ad. Desse modo, as famílias devem ser instigadas a se aproximarem do processo de tratamento e a elas devem ser propostas ações especificas que auxiliem no tratamento do usuário abusivo do álcool. Este estudo aponta ainda que, mesmo apesar de todas as limitações, as famílias reconhecem ser de extrema importância o trabalho desenvolvido pelo CAPS-ad.

Palavras-chave: Familia. Dinâmica intrafamiliar. Alcoolista. Serviço Social, CAPS-ad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Froes. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo, Moderna, 2003.

BRASIL, Ministério da Saúde. A política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. 2. ed. Brasília, 2004.

CARDOSO, Luiza. Diagnóstico precoce do álcool. In. GENARI, Marilene et al. (Org.). Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1998, p.131-150.

CARNEIRO, Henrique. Pequena enciclopédia da história das drogas e bebidas: histórias e curiosidades sobre as mais variadas drogas e bebidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 3.

UNIFESP. Universidade Federal de Sado Paulo. Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil: estudo envolvendo as 108 maiores cidades do país. 2005 / E. A. Carlini (supervisão) [et.al.] São Paulo: CEBRID — Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos