As dificuldades no processo ensino-aprendizagem da Matemática: o que dizem as professoras?

Autores

  • Elaine Elaine Pereira do Carmo Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Francely Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-0521-1910

Resumo

O presente relatório final de pesquisa insere-se no campo de estudos sobre a aprendizagem em Matemática e aborda as concepções de professoras do 4º e 5º anos de escolaridade. O relatório orientou-se por uma abordagem qualitativa em que se discutem concepções, prática, análise, sentimentos e expectativas dos sujeitos. Como instrumentos para a coleta de dados foram realizadas observações e entrevistas com cinco professoras, com o objetivo de investigar a concepção das mesmas a respeito das dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam para aprender Matemática, apontando estratégias didáticas necessárias à sua superação. O objetivo geral deste trabalho foi discutir as concepções de professores acerca do ensino daquela disciplina analisando suas práticas pedagógicas e dificuldades na aprendizagem dos alunos. Esta investigação parte da hipótese de que uma parcela significativa dos discentes apresenta dificuldades para aprender Matemática. O embasamento teórico tem como referência a literatura encontrada em livros ou artigos de revistas, ou ainda textos científicos extraídos da internet, utilizando-se de autores como Neto (2002), Pais (2002), Parra e Saiz (1996), Guelli (1998), Santos (1998), entre outros. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática ainda encontra vários obstáculos como a necessidade da utilização de metodologias novas de ensino, de material didático adequado à faixa etária dos alunos, o distanciamento entre a Matemática formal ensinada nas escolas e a informal vivenciada pelos alunos em seu cotidiano, o desinteresse dos mesmos e das famílias em acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. Neste cenário, a adequada formação dos professores e a constante capacitação dos mesmos é fator fundamental para superar tais obstáculos.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Matemática. Dificuldades de aprendizagem. Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O Método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e pesquisa

qualitativa. 2 ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1999. p.109-178.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Parecer CNE/CP 9/2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Belo Horizonte: Lancer, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: Orientações Gerais. Brasília. FNDE, 2004. Disponível em www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf.ensfund. Acesso em 18/07/11

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROSSEAU, Guy. Os diferentes papeis do professor. In: PARA, C.; SAIZ, I. (org). Didática da Matrmática: reflexões psicopedagógicas. Tradução Juan Acuña. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.p 48-72.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p.

GODOY, Arilda S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas. V. 35. n. 2. Mar/Abr, 1995.

GUELLI, Oscar. Contando a História da Matemática: a invenção dos números. 9 ed. São Paulo: Àtica, 1998. v. 1.

LORENZATO, Sérgio. O Laboratório de Matemática na Formação de Professores. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo:

Atlas, 1982. 205p.

NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11 ed. São Paulo: Ática, 2002.

PARRA, Cecília. SAIZ, Irma. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Trad. Juan Acuna L. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 128 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 3).

PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro. Dimensões pedagógicas e políticas de formação contínua. In: Veiga, Ilma Passos A. (org.) Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas: Papirus, 1998.

SCHLIEMANN, A. D.; SANTOS, C.; COSTA, S. Da compreensão do sistema decimal à construção de algoritmos. In: Novas contribuições da psicologia aos processo de ensino e de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos