O conhecimento matemático e as nuances da construção do conceito de número pelas crianças

Autores

  • Rosemary Aparecida Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Francely Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-0521-1910

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a construção do conhecimento das crianças, por meio de uma pesquisa qualitativa, na forma de entrevistas realizadas em uma escola pública municipal de Montes Claros (2009) com crianças de 7 e 8 anos de idade, tendo como referência a teoria piagetiana sobre a construção do conceito de número e estudos realizados, como aluna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Linguagem Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros — Unimontes, atendendo solicitação da professora que ministrou as aulas da disciplina “Alfabetização Matemática: ‘ensinagem’ e aprendizagem”. No decorrer do artigo discorreremos sobre: as correntes filosóficas do empirismo e racionalismo até ao construtivismo; tipos de conhecimentos; abstração empírica e reflexiva; campo conceitual; os pressupostos teóricos; procedimentos de ensino presentes na prática de sala de aula e o que os professores podem ajudar as crianças a desenvolver o conceito de número.

Palavras-chave: Construção do conhecimento. Prática do docente. Construção do conceito de número.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena. Temas de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1999.

BIAGGIO, Angela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.

COUTINHO, Maria Tereza da Cunha; MOREIRA, Mércia. Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltados para a educação. 4 ed. Belo Horizonte: Lê, 1995.

ENDERLE, Carmen. Psicologia do desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

KAMI, Constance. A criança e o número. Campinas, SP: Papirus, 1991.

LOPES, Sérgio Roberto. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: Ibpex, 2005.

MAGINA, S.; CAMPOS, T.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando a adição e subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. São Paulo: PROEM, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos