Reflexões sobre educação indígena na poética de Efraín Miranda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v14n16a05

Palavras-chave:

Literatura peruana, Efraín Miranda, Indio dios runa, Educação indígena

Resumo

Resumo: Este trabalho pretende analisar os poemas “E Q” e “Ñ R”, publicados em Indios dios runa: antologia poética del profeta del fuego (2008), do peruano Efraín Miranda. A partir da tensão entre pares – dentro/fora, professor/aluno, indígena/não-indígena, rural/urbano – representados pelas imagens da “indiecita escolar”, em “EQ”, e das professoras, em “ÑR”, serão apontadas semelhanças e diferenças entre esses poemas. Tal dicotomia será associada à maneira encontrada pelo poeta para criticar a implementação de políticas educacionais que, em vez de valorizar a sabedoria indígena, caracterizam-se pela tentativa de aculturação desses povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmun. Modernidade e ambivalência. Trad.: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1999.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

KUDÓ, Inés. “La educación indigena en el Perú. Cuando la oportunidad habla una sola lengua”. In: Etnicidad, Raza, Género y Educación en America Latina. PREAL. Octubre de 2004. p. 93-132. Disponível em:

http://thedialogue.org/PublicationFiles/EtnicidadRazayGenero.pdf

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 3 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.

LLANO, Aymará de. “El estar y el ser en Efraín Miranda”. In: Escritura y Pensamiento. Año XI, Nº. 23, 2008, p. 101-113. Disponível em:

http://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/letras/article/view/7957

LÓPEZ, Luis Enrique. “La cuestión de la interculturalidad y la educación latino-americana”.In: Séptima Reunión del Comité Regional Intergubernamental del Proyecto Principal de Educación en América Latina y el Caribe. Año 2001. Disponível em: http://dcsh.xoc.uam.mx/sociales/Documentos/La_cuestion_de_la_interculturalidad.PDF

MACEDO, Mauro Mamani. Poéticas andinas. Puno. Lima: Pájaro de Fuego Ediciones; Guaraguao; Instituto de Investigaciones Humanísticas, 2009.

MIRANDA, Efraín. Indios dios runa: Antología poética del profeta del fuego. Estudio, selección y notas de Gonzalo Espino Relucé. Lima: Andesbooks, 2008.

MONTE, Nietta Lindenberg. “E agora, cara pálida? Educação e povos indígenas, 500 anos depois.” Revista Brasileira de Educação. Nº 15. set/out/nov/dez. 2000.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n15/n15a08

RELUCÉ, Gonzalo Espino. “La aldea letrada quechua: la literatura quechua en el espacio de la literatura canónica del siglo XIX”. In: Escritura y Pensamiento. Año IV, Nº. 8, 2001, p. 101-114. Disponível em:

http://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/letras/article/view/7559

RELUCÉ, Gonzalo Espino. “Literatura Inca (¿indígena?) como representación

de la literatura peruana”. In: Letras. Vol. 74. Nº 105/106. Lima: 2003, p. 109-125.

Disponível em: http://letras.unmsm.edu.pe/rl/index.php/le/issue/view/5

REYNOSO, Christian. “Efraín Miranda, en su ultima choza. In: LaRepublica.pe/Cultural. 12/04/2015. Disponível em http://punoculturaydesarrollo.blogspot.com/2015/04/efrain-miranda-in-memoriam-continua.html Acesso em 15/06/2020.

VELAZCO, Graciela Soldevilla e RÍOS, Delma Gonzales. “Exclusion social y cultural: La educación en plobaciones indígenas como reto para la intervención professional”, da Universidad Nacional del Altiplano. Puno-Perú. Disponível em: www.ts.ucr.ac.cr

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico/ Investigações filosóficas. Trad. e prefácio de M. S. Lourenço. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Arquivos adicionais

Publicado

09.08.2021

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares