“OCUPAR E RESISTIR”: NARRATIVAS JUVENIS NAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
O artigo apresenta narrativas dos estudantes sobre as suas percepções acerca das suas vivências durante a ocupação da Escola Estadual Monsenhor Gustavo, situada na cidade de Montes Claros, Norte do Estado de Minas Gerais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista em profundidade realizada um ano após o evento. A partir de uma breve reflexão teórica a experiência desses adolescentes e jovens é compreendida como uma ação coletiva no âmago do movimento estudantil. A análise enfoca as mudanças salientadas pelos jovens em relação a identidade individual e coletiva, as relações com a escola e a comunidade, as tensões vivenciadas, e reflete sobre as contribuições dessa ação juvenil para mudanças na cultura e na política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Idalécia Soares Correia, Andréa Jakubaszko, Fabiano José Alves de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.







.png)
.png)




.png)








