CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DIREITOS E DEVERES DO PESCADOR ARTESANAL E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
Abstract
O presente estudo aborda os direitos e deveres do pescador artesanal a partir da legislação e da inserção da educação ambiental e os reflexos da atividade pesqueira para o meio ambiente, para estes trabalhadores e demais moradores ribeirinhos. É um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que apoia-se numa revisão bibliográfica da literatura, junto à contribuição de documentos que dão base à discussão sobre este objeto de estudo. Os resultados revelaram que através da educação ambiental, interdisciplinar e transversal, o pescador consciente pode cumprir seu papel enquanto cidadão e desfrutar de um ambiente e de uma forma de vida mais saudável, porém, a falta de articulação entre o plano de educação e o campo de atuação destes profissionais, distância a possibilidade de avanços para a sustentabilidade do ambiente. O que, somado ao uso desenfreado dos recursos naturais e a intensa degradação do ambiente natural de trabalho, refletem no bem estar do trabalhador e do ambiente. Diante deste cenário, exige-se um maior esforço para compensar a diminuição da matéria prima que lhe dá o sustento, levando esses indivíduos a uma maior exposição a fatores que condicionam uma série de agravos sociais e ambientais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Rony Jefferson Albuquerque Farias, Pedro Simonard, Ronaldo Gomes Alvim, Alan do Nascimento Pedrosa, Thalita da Silva Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.