DISQUE-ESTRADA: DESVENDANDO OS IMPASSES PARA O DESENVOLVIMENTO NAS COMUNIDADES DA LAGOA MUNDAÚ EM MACEIÓ AL
Resumo
Com uma metodologia amparada por estudos bibliográficos e pela percepção de campo, este artigo vem apresentar o panorama da difícil realidade vivenciada pelos moradores das comunidades localizadas na Orla da Lagoa Mundaú na Cidade de Maceió, Alagoas, numa extensão que compreende a Avenida Dique Estrada, principal via de acesso ao Bairro do Vergel do Lago. Assim, objetivando a compreensão dos empecilhos para o desenvolvimento socioeconômico, este artigo visa refletir sobre as diversas formas de privação da liberdad e e dos direitos básicos dos cidadão s por meio da correlação dos
pensamentos de alguns autores com os problemas sociais, ambientais e econômicos observados e identificados in loco . Pressupõe se então que parte significativa dos moradores ribeirinhos da orla lagunar encontram se socialmente excluídos d o acesso às políticas públicas, implica ndo assim, na aglomeração de potenciais entrav es que inviabilizam o proces so de desenvolvimento humano . Por fim, admite se a importância deste estudo na defesa da busca por mecanismos conscientizadores do potencial econômico e ambiental deste trecho lagunar, e sobretudo, na pers pectiva da inserção de esta população no cenário das políticas públicas, como agentes ativos nas tomadas de decisões, contemplando ações que possibilit em a efetivação da dignidade humana e a busca por uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alan do Nascimento Pedrosa, Maria dos Prazeres Santos Medeiros, Rodrigo Vanderlan do Nascimento, Vivianny Kelly Galvão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.