O BANCO COMUNITÁRIO COMO PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO LOCAL – O CASO DO BANCO COMUNITÁRIO JARDIM BOTÂNICO

Autores

  • Jaciara Gomes RAPOSO Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Maurício Sardá de FARIA Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Almir Cléydison Joaquim da SILVA Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Beatriz Batinga e SILVA Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Ana Flávia de LIMA Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Palavras-chave:

Desenvolvimento territorial sustentável, Banco Comunitário de Desenvolvimento, Finanças Solidárias., Economia Solidária

Resumo

O conceito de desenvolvimento esteve sempre relacionado ao de crescimento econômico, vinculado à idéia de progresso. De forma geral, as políticas de desenvolvimento assumiram caráter exógeno, especialmente aquelas voltadas para o desenvolvimento regional e local. Nesses casos, são geralmente desconsideradas tanto demandas especificas quanto organizações e demais formas associativas existentes nos territórios o que acabam gerando novas formas de desigualdade. A incorporação do conceito de sustentabilidade ao tema do desenvolvimento coloca-nos diante as dimensões social, humana, territorial e ambiental, onde as pessoas são tanto meio como fim do desenvolvimento. Neste trabalho abordaremos o conceito de desenvolvimento territorial a partir da estratégia de Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD), expressão do campo da economia solidária e prática organizativa comunitária de apoio mútuo e estimulo ao desenvolvimento local. O estudo se volta à experiência da comunidade São Rafael em João Pessoa/PB com o Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico (BCDJB) e utilização da moeda social Orquídea, analisando como se dá a construção do desenvolvimento a partir das ações e instrumentos do BCD em comunidades empobrecidas através da organização da economia local, gerando novas interações socioeconômicas e a construção de uma nova realidade. Trata-se de um estudo realizado concomitantemente ao processo de implantação da experiência em foco, e visa contribuir para a compreensão dos bancos comunitários no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

GOMES RAPOSO, J. .; SARDÁ DE FARIA, M. .; CLÉYDISON JOAQUIM DA SILVA, A.; BATINGA E SILVA, B. .; FLÁVIA DE LIMA, A. . O BANCO COMUNITÁRIO COMO PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO LOCAL – O CASO DO BANCO COMUNITÁRIO JARDIM BOTÂNICO. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 105–118, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1785. Acesso em: 10 dez. 2024.