TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE: SEGREGAÇÃO URBANA, CULTURA E PRODUÇÃO DA POBREZA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS CIDADES BRASILEIRAS

Autores

  • Henrique Cunha Jr
  • Maria Estela Rocha Ramos

Palavras-chave:

afrodescendência, cultura negra, pobreza urbana, territórios afrodescendentes

Resumo

A situação social econômica e cultural da população afrodescendente tem sido tratada como um denominador comum da pobreza das áreas periféricas das cidades brasileiras. No entanto, entendemos que trata-se de um problema de caráter específico e que merece considerações sociais, históricas e urbanas específicas. As relações sociais contidas na rede de relações envolvendo a população afrodescendente e eurodescendente brasileira fazem parte de um capítulo da história brasileira inserido na dominação ocidental e na produção do racismo brasileiro. Racismo definido no campo das relações históricas como um sistema de dominação e de desqualificação social da população afrodescendente e não o racismo definido como sistema de ódio entre as raças. Diríamos como um racismo sem raça e de representações sociais de dominação com processos de desqualificações que são multifocais, abrangendo a cultura, a população, o espaço urbano e todas as relações institucionais e sociais desta população.
Focalizamos as relações de produção da pobreza da população afrodescendente partindo da história do pós-abolição, da produção social da desqualificação para o trabalho capitalista e da constituição de espaços urbanos dependentes de políticas públicas de segregação espacial.
Não estamos interessados apenas na produção da pobreza isolada do protagonismo social e das lutas e conquistas destas populações. Trabalhamos a partir da realidade vivida por esta população, com enfoque histórico, das constatações da ocupação de espaços urbanos e das transformações das cidades brasileiras, principalmente em Salvador e Recife. Neste sentido procuramos compreender a produção da cultura como a força das identidades e dos sentidos que esta cultura tem nas relações sociais da sociedade local e nacional.
Tratamos o enfoque teórico com base na afrodescendência e na produção de territórios de maioria afrodescendente, tendo como base a dinâmica da produção do espaço urbano e da história sociológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA JR., Henrique. Africanidades, Afrodescendência e Educação. Revista Educação em
Debate, Ano 23, V. 2 - Nº. 42, Fortaleza: FACED/UFC, 2001. p. 05-15.
Afrodescendência e Espaço Urbano. In: CUNHA Jr., H.; RAMOS, M. E. R. (orgs.). Espaço Urbano e Afrodescendência. Fortaleza: UFC Edições, 2007.
PAIXÃO, Marcelo. Desenvolvimento Humano e Relações Raciais. Rio de Janeiro: DP&A,
2003.
RAMOS, Maria Estela Rocha. Origens da segregação espacial da população afrodescendente em cidades brasileiras. In: CUNHA Jr., H.; RAMOS, M. E. R. (orgs.). Espaço Urbano e Afrodescendência. Fortaleza: UFC Edições, 2007. (a)
Território Afrodescendente: Leitura de cidade através do bairro da Liberdade, Salvador (Bahia). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Salvador: PP-GAU/UFBA, 2007. (b)

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

CUNHA JR, H. .; ESTELA ROCHA RAMOS, M. . TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE: SEGREGAÇÃO URBANA, CULTURA E PRODUÇÃO DA POBREZA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS CIDADES BRASILEIRAS. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 77–85, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1525. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos