JARDIM COMO METÁFORA: PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ângela Zamora Cilento
  • José Benedito de Almeida Júnior

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Cultura, Jardim, Natureza

Resumo

Este artigo tem por objetivo, em primeiro lugar, realizar algumas considerações sobre a metáfora do jardim, entendido como uma construção humana e histórica, determinada culturalmente. Na introdução, expusemos os vários tipos de jardim com a finalidade de percebermos as suas diversas modalidades, para concebê-los como uma arte que se assemelha a de educar. Posteriormente, em segundo lugar, apresentamos as ideias de Montaigne, Rousseau e de Nietzsche para tecer as analogias pertinentes a esta metáfora, cientes de que este tema está longe de ser esgotado. Por fim, concluímos que se o jardim não é uma mata, portanto, o processo de educação para a inserção no mundo da cultura é necessário, por outro lado, não se deve forçar uma artificialidade mórbida, um universo de aparência de ordem que não reflete a liberdade, a criatividade e a espontaneidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Magda Suely Pereira. Maria Montessori e seu método. Revista Linhas Críticas. Brasília vol.07 n. 13. Juldez 2001. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914/2618

FINK, E. A filosofia de Nietzsche. Lisboa: Ed. Presença, Lisboa, 1988.

FONSECA, Juliana de Castro; GOMES, Carmem Alessandra Rodrigues; SILVA. Cristiane Rodrigues Thiel; MORAIS, Marta Regina Ferreira; CONCEIÇÃO, Nathália Marques da. A importância do estudo de teorias da educação moderna e contemporânea para a prática educativa. “Encontro Nacional de Educação (ENACED) e Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências”. VOL2., 2022, Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/21420/21399

FREZZATTI JR, Wilson Antonio. “Nietzsche e a biologia: uma proposta de investigação”. In: Nietzsche e a interpretação. São Paulo: Humanitas, 2012. Coleção Nietzsche em Perspectiva. Vol.1. acesso nov.2020.

GIACÓIA, JR. “O grande experimento sobre a oposição entre eticidade e autonomia em Nietzsche”. In Revista transformação, UNESP, vol. 12 , São Paulo, 1988.

GALINATTI, Anna Carolina M; GRABASCK, Jaqueline Ramos; SCOPEL, Vanessa Guerini. Projeto de Paisagismo I. Porto Alegre: Sagah, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Editora Loyola, 1987.

MONTAIGNE, Michel. “Da educação das crianças. In: Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1984. Coleção Os Pensadores.

MONTESSORI, Maria. A Criança. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica, 1989.

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. Porto: Editora Rés, 1983.

__________________. Gaia ciência. Lisboa: Guimarães Editores, 1987

__________________. Genealogia da moral. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

__________________ . Para além de bem e mal. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

OLIVEIRA, Márcia Rezende. Ecce homo: a fisio-psicologia de um tipo. Dissertação de Mestrado em Filosofia, USP, 2007.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Tradução: Fulvia Moretto. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Hucitec, 1995.

_______________________. Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Brasiliense, 1982.

_______________________. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleção Os Pensadores.

_______________________. Do contrato social. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleção Os Pensadores.

_______________________. Emile e Sophie ou os solitários. Tradução de Françoise Galler. Florianópolis: Ed. Paraula, 1994.

_______________________. Emílio: ou da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

_______________________. Júlia ou a nova Heloísa. Tradução de Fúlvia Monteiro. São Paulo-Campinas: Hucitec – Ed. da Unicamp, 1994.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Ângela Zamora Cilento, & José Benedito de Almeida Júnior. (2024). JARDIM COMO METÁFORA: PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Revista Poiesis, 27(2). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/7624