FILOSOFIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS PERSPECTIVAS A PARTIR DE JACQUES RANCIÈRE

Autores

  • José Teixeira Neto
  • Raquel Vieira Dias
  • José Marcus Guedes de Araújo
  • Renan Araújo dos Santos Filho

DOI:

10.46551/2448-30952024v28n107

Resumo

A política é, para Rancière (1996), a experiência de um acontecimento litigioso que eclode com o rompimento das determinações, a suspensão da ordem social, e que só pode vir à tona por meio da verificação da igualdade. Nessa rota, percorreremos caminhos que passam por ideias centrais da obra ranceriana com o objetivo de pensar a escola entre a política e a educação. Igualdade e desigualdade, emancipação e embrutecimento, política e polícia, serão alguns dos elementos visitados em nosso exercício que, certamente, contribuirá com a descoberta das íntimas relações existentes e por
vezes impensadas entre a escola – enquanto instituição encarregada da formação dos sujeitos – e a perpetuação ou a interrupção de uma ordem social fundada na desigualdade. No movimento cíclico da escrita, o texto sempre se volta para O mestre ignorante (2002) para problematizar a natureza política da filosofia da educação, pois nessa obra, Rancière não dissocia a “emancipação intelectual” e a “igualdade de inteligências” de suas dimensões filosóficas e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Teixeira Neto

Doutor em Filosofia (Campus Avançado de Caicó/UERN). E-mail: joseteixeira@uern.br.

Raquel Vieira Dias

Graduanda em Filosofia (Campus Avançado de Caicó/UERN). E-mail: raquelvieira@alu.uern.br

José Marcus Guedes de Araújo

Professor efetivo do Estado do Rio Grande do Norte e mestrando em Filosofia (PROF-FILO/UERN). E-mail: josemarcusguedes@gmail.com

Renan Araújo dos Santos Filho

Mestrando em Filosofia (PPGFIL/UFRN). E-mail: araujorenanf@gmail.com

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 23 abr. 2024.

DIAS, Michel Aires de Souza. “Rancière e Jacotot: educar para o dissenso contra a desigualdade”. Perspectiva Sociológica, n. 22, p. 19-35, 2018. Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/PS/article/view/1963. Acesso em: 29 mai. 2024.

GIMBO, F. “Emancipação Intelectual e Democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire”. GRIOT, v. 16, p. 270-285, 2017.

KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a educação: o enigma da filosofia. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Pensadores & Educação).

KOHAN, Walter Omar. “A igualdade”. In: KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. p. 81-122.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. “Ódio à democracia... e ao papel público da educação?: uma breve introdução a Jacques Rancière”. In: ANTUNES, Cristina; MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Trad. Nathália Campos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, p. 81-93.

RANCIÈRE, Jacque. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. 3ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. “Atualidade de O mestre ignorante”. [Entrevista cedida a] VERMEREN, Patrice, CORNU, Laurence e BENVENUTO, Andrea. Educação e Sociedade, v. 24, n. 82, p. 185-202, abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a09v24n82.pdf. Acesso em: 14 mai. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. “Jacques Rancière: escola, produção, igualdade”. Proposições. V. 29, N. 3 (88) | set./dez. 2018. Trad. Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0121

RANCIÈRE, Jacques. “Jacques Rancière: escola, produção, igualdade”. Trad. Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral. Pro-posições [on-line], v. 29, n. 3, p. 669-686, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0669.pdf. Acesso em: 14 mai. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. “La méthode de l’égalité: poétique et politique”. In: DERANTY, JeanPhilippe; GENEL, Katia. (Org.) Reconnaissance ou mésentente?: un dialogue critique entre Jacques Rancière et Axel Honneth. Paris: Éditions de la Sorbonne, 2020. p. 97-113. E-book.Disponível em: https://books.openedition.org/psorbonne/100280. Acesso em: 17 dez. 2023.

RANCIÈRE, Jacques. La pensée d’ailleurs. [S.l], 1978. Disponível em:http://1libertaire.free.fr/JRanciere03.html. Acesso em: 24 maio. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. “Nossa ordem policial: o que pode ser dito, visto e feito”. [Entrevista cedida a] Truls Lie. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 81-90, Out. 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102152010081. Acesso em: 24 maio. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. “Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière”. [Entrevista concedida a] Jonas Tabacof Waks et al. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e202147002001, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193198. Acesso em: 22 maio. 2024.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Natal: SEEC, 2021.

SKLIAR, Carlos. “Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista”. Educação e Sociedade [on-line], v. 24, n. 82, p. 229-239, 2003. ISSN 0101-7330. DOI: 10.1590/S0101-73302003000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a13v24n82.pdf. Acesso em 29 de maio de 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Neto, J. T., Dias, R. V., Araújo, J. M. G. de, & Filho, R. A. dos S. (2024). FILOSOFIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS PERSPECTIVAS A PARTIR DE JACQUES RANCIÈRE. Revista Poiesis, 28(1). https://doi.org/10.46551/2448-30952024v28n107

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II