EDUCAÇÃO E MEIO-AMBIENTE NA FILOSOFIA DE G. H. MEAD: POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR O SELF AMBIENTAL

Autores

  • Shirlene Santos Mafra Medeiros
  • Rejane Edna dos Santos Azevedo

DOI:

10.46551/2448-30952024v28n106

Resumo

O presente artigo objetiva explorar o conceito de self a partir da filosofia de George Herbert Mead e suas implicações na educação, apontando contribuições desse importante filósofo social para uma abordagem filosófica da Educação Ambiental, a fim de refletir e fazer uma breve análise das bases epistemológicas do seu pensamento para compreender melhor os conceitos que fundamentam sua teoria no que tange ao processo de desenvolvimento do homem e da sociedade e suas relações com
a natureza e com o meio ambiente em geral. Além disso, propõe um trabalho educativo interdisciplinar na escola, no sentido de integrar o tema meio ambiente a todas as áreas do conhecimento, abrangendo todas as etapas de ensino, inclusive a Educação infantil. O trabalho de pesquisa busca por conhecimento em obras pouco exploradas de Mead, como The Philosophy of the Present (1932), The Philosophy of Act (1938), uma vez que almeja colheitas filosóficas promissoras que possam contribuir, de forma relevante, para uma educação mais reflexiva e consciente da grande responsabilidade de cuidar e promover a preservação sustentável do planeta Terra. Por fim, aponta caminhos para escola desenvolver uma proposta de Educação ambiental calcada em princípios filosóficos meadianos, com potencial para possibilitar aos estudantes a constituição de um self ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlene Santos Mafra Medeiros

Pedagoga; Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade-UESB; Mestre em Ciências Sociais – UFRN;
Especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores – UFRN; Professora do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Email: shirlenemafra@yahoo.com.br

Rejane Edna dos Santos Azevedo

Pedagoga, Mestranda em Filosofia – PROF-FILO-UERN; Especialista em Educação Infantil – UFRN;
Professora da Escola Estadual Otávio Lamartine; Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros. E-mail: rejaneazevedo040@alu.uern.br

Referências

MEAD, G. H. Mente, self e sociedade. MORRIS, C. W. (Org.); Tradução de Maria Silva Mourão. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2010.

MEAD, George Herbert. "Forma e Meio Ambiente", Ensaio 18 em The Philosophy of theAct (Editado por Charles W. Morris com John M. Brewster, Albert M. Dunham e DavidMiller). Chicago: Universidade de Chicago (1938): 308-312.

MEAD, George Herbert. "The Process of Mind in Nature", Ensaio 21 em The Philosophyof the Act (Editado por Charles W. Morris com John M. Brewster, Albert M. Dunham eDavid Miller). Chicago: Universidade de Chicago (1938): 357-442.

MEAD, George Herbert. "Os fundamentos sociais e funções do pensamento e da comunicação", Seção 33 em Mind Self and Society do ponto de vista de um comportamentalista social (editado por Charles W. Morris). Chicago: Universidade de Chicago (1934): 253-260.

MEAD. George Herbert. “A Gênese do Eu e do Controle Social", International Journal ofEthics 35, (1925): 251-277.

MEDEIROS, Shirlene Santos Mafra. A Memória Experiencial da Filosofia na Sala de Aula:Um Olhar a partir a perspectiva filosófica De George Herbert MEAD. Seminário Internacional Educação Filosofias Infâncias, UFES, Campus São Mateus, 2019.

MEDEIROS, Shirlene Santos Mafra. Memórias e identidade social da formação docente em Rio de Contas-Ba, nas décadas de 1920 a 1960: reminiscências das educadoras e educadores de cátedra à universidade. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-graduação em Memória: linguagem e sociedade, Vitória da Conquista, 2016.

MELLO, Fabrício Cardoso de. Ser e sentir (n)o mundo: O pragmatismo de George Herbert Mead como base para uma teoria crítica do presente. ANPOCS, 2020.

MORRIS, Charles W.(org.). Mente, Self e Sociedade. Tradução: Maria Silvia Mourão. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010. ( Coleção Subjetividade Contemporânea).

MOURA, Isabel Cristina de (Org.). Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006.

PETERS. Gabriel. Multi-Mead: notas sobre behaviorismo, naturalismo e outros “ismos” no legado de “Mente, self e sociedade”. Bloglabemus, 2022.Disponível em:https://blogdolabemus.com/2022/04/05/teoria-social-em-pilulas/

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Medeiros, S. S. M., & Azevedo, R. E. dos S. (2024). EDUCAÇÃO E MEIO-AMBIENTE NA FILOSOFIA DE G. H. MEAD: POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR O SELF AMBIENTAL. Revista Poiesis, 28(1). https://doi.org/10.46551/2448-30952024v28n106

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II