EDUCAÇÃO E MEIO-AMBIENTE NA FILOSOFIA DE G. H. MEAD: POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR O SELF AMBIENTAL
DOI:
10.46551/2448-30952024v28n106Resumo
O presente artigo objetiva explorar o conceito de self a partir da filosofia de George Herbert Mead e suas implicações na educação, apontando contribuições desse importante filósofo social para uma abordagem filosófica da Educação Ambiental, a fim de refletir e fazer uma breve análise das bases epistemológicas do seu pensamento para compreender melhor os conceitos que fundamentam sua teoria no que tange ao processo de desenvolvimento do homem e da sociedade e suas relações com
a natureza e com o meio ambiente em geral. Além disso, propõe um trabalho educativo interdisciplinar na escola, no sentido de integrar o tema meio ambiente a todas as áreas do conhecimento, abrangendo todas as etapas de ensino, inclusive a Educação infantil. O trabalho de pesquisa busca por conhecimento em obras pouco exploradas de Mead, como The Philosophy of the Present (1932), The Philosophy of Act (1938), uma vez que almeja colheitas filosóficas promissoras que possam contribuir, de forma relevante, para uma educação mais reflexiva e consciente da grande responsabilidade de cuidar e promover a preservação sustentável do planeta Terra. Por fim, aponta caminhos para escola desenvolver uma proposta de Educação ambiental calcada em princípios filosóficos meadianos, com potencial para possibilitar aos estudantes a constituição de um self ambiental.
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Referências
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