DARCY RIBEIRO E A INTELLIGENTSIA BRASILEIRA: ANOS DE FORMAÇÃO

Autores

  • Demetrius Ricco Ávila

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro; pensamento brasileiro; ciências sociais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da formação intelectual de Darcy Ribeiro no decurso de um período compreendido entre 1946 e 1957. Para tanto, esta formação será tomada em sentido amplo, seja no que toca à graduação de Ribeiro em ciências sociais, na Escola Livre de Sociologia e Política estabelecida na cidade de São Paulo, quanto evocando sua concomitante militância político-partidária nos quadros do Partido Comunista Brasileiro, atuando em condições de clandestinidade durante os anos do Estado Novo varguista (1937-1945). Desse modo, as dimensões intelectual e política da formação de Darcy Ribeiro serão analisadas de maneira imiscuída, em sua correlação e em suas determinações recíprocas, em consonância com o propósito supradito de tomar em sentido amplo àquela formação. Ademais, a análise considerará como elemento fundante dessa formação uma carga de leituras extracurriculares impostas a Ribeiro por uma bolsa de estudos na referida escola, leituras compostas por interpretações sobre o Brasil, apresentadas ao então estudante na forma de ensaios elaborados por intelectuais prógonos, tal como na forma de literatura ficcional. Por fim, caberá na análise pretendida a atuação de Darcy Ribeiro, após graduado, em trabalhos etnológicos junto a populações indígenas do Pantanal e da Amazônia brasileira, vinculado ao Serviço de Proteção aos Índios e sob a influência direta do Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demetrius Ricco Ávila

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em História pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

BOMENY, Helena. Darcy Ribeiro: sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

CHACON, Vamireh. História das idéias sociológicas no Brasil. São Paulo: Grijalbo, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1977.

LÔBO, Yolanda; VOGAS, Ellen C.; TORRES, Aline C. Darcy Ribeiro: o brasileiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

MATTOS, André Luís L. B. Darcy Ribeiro: uma trajetória (1944-1982). 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. São Paulo.

MORSE, Richard. A volta de McLuhanaíma: cinco estudos solenes e uma brincadeira séria. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

PASSADOR, Luiz H. Herbert Baldus e a antropologia no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas.

RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 2012b.

______________. Diários Índios. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______________. Ensaios Insólitos. São Paulo: Global, 2015.

_____________. Testemunho. Rio de Janeiro: Apicuri; Brasília, DF: UnB, 2012ª.

SIMONSEN, Roberto. História Econômica do Brasil: 1500-1820. Brasília: Senado Federal, 2005.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Ávila, D. R. (2023). DARCY RIBEIRO E A INTELLIGENTSIA BRASILEIRA: ANOS DE FORMAÇÃO. Revista Poiesis, 24(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/6237

Edição

Seção

Dossiê Especial "Darcy Ribeiro: Pensador e Ativista Centenário"