A “HORA DO CHUMBO”: O GOLPE DE 1964 A PARTIR DO OLHAR DE DARCY RIBEIRO

Autores

  • Edi de Freitas Cardoso Júnior gico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro; João Goulart; trabalhismo; golpe de 1964

Resumo

Procuramos reconstituir a atuação de Darcy Ribeiro no âmbito da estratégia política e atos finais de João Goulart no governo, nos estertores da crise que resulta no golpe de 1964. O antropólogo ocupa o cargo de ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República quando ganha relevo a mobilização sindical-popular impulsionada pelo Planalto, em cooperação com as esquerdas, em favor das reformas de base. O objetivo de Jango seria pressionar e persuadir o legislativo a aprovar o programa reformista, oficializado através da Mensagem presidencial de 1964. Desse modo, destaca-se o Comício das reformas, realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março. Mensagem e  Comícioconstituem ações complementares, materializando a jogada política decisiva do presidente. Darcy
Ribeiro colabora em ambas as frentes. Além de ocupar-se de redigir a Mensagem, estabelece contatos políticos visando obter apoios para atos públicos em defesa do governo federal e das reformas. Desse modo, o ministro-chefe do Gabinete Civil contribui fundamentalmente para a estratégia final de poder implementada por Jango para viabilizar politicamente as reformas. Também procuramos identificar os passos de Darcy Ribeiro nos acontecimentos subsequentes ao Comício. Ele permanecerá ao lado do presidente até se consumar sua deposição. Darcy Ribeiro e Waldir Pires, consultor-geral da República, são os últimos integrantes do governo a deixar o Planalto, após esgotarem-se todas as possibilidades de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edi de Freitas Cardoso Júnior, gico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

Referências

CORREIO DA MANHÃ. 1963 e 1964. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. FERREIRA, Jorge. João Goulart: uma biografia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

FGV. CPDOC. MENANDRO, Heloísa. Comício das reformas. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/comicio-das-reformas. Acesso: 20.10.2020.FUNDAR/MDR/UnB. LEI DE ABOLIÇÃO DA TERRA. DR jg gc 1961.08.25.

GOULART, João. Mensagem ao Congresso Nacional Remetida pelo Presidente da República na Abertura da Sessão Legislativa de 1964. Brasília: Biblioteca da Presidência da República, 1964.

JORNAL DO BRASIL. 1963 e 1964. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. JOSÉ, Emiliano. Waldir Pires: uma biografia. v. 1. Rio de Janeiro: Versal, 2018.

MARCELINO, Wanielle Brito (Org.). Discurso do Presidente João Goulart na Central do Brasil. In.: Discursos selecionados do presidente João Goulart. Brasília: FUNAG, 2009. p. 82.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). 2000.368 f. Tese (Doutorado em História Econômica) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2000.

RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

ÚLTIMA HORA. 1963 e 1964. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Cardoso Júnior, E. de F. (2023). A “HORA DO CHUMBO”: O GOLPE DE 1964 A PARTIR DO OLHAR DE DARCY RIBEIRO. Revista Poiesis, 24(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/6233

Edição

Seção

Dossiê Especial "Darcy Ribeiro: Pensador e Ativista Centenário"