DARCY, O MENINO DOS GERAES QUE VIROU CIDADÃO DO MUNDO

Autores

  • Gy Reis Gomes Brito Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Alessandra Luci Xavier de Oliveira

Palavras-chave:

Educação, política, antropologia, inclusão, Darcy Ribeiro.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma parte do legado de Darcy Ribeiro devido ser o centenário da sua vida. Antropólogo, político e intelectual, Darcy , um homem preocupado com temas sociais- como a educação de qualidade e igualitária a todos para formação de crianças e de adolescentes- foi um menino das Geraes e tornou-se um grande homem no cenário social e político brasileiro. Rompeu fronteiras e tornou-se cidadão do mundo, não só pelos feitos na educação, mas também na luta pela inclusão social, pela diversidade cultural, bem como a preocupação com os povos originários na formação política, social brasileira. Mas foi na área da
educação que ele despontou, pois ele era convicto à democratização da educação no país e Darcy acreditava que a educação era a mola propulsora para o desenvolvimento do Brasil. Assim, ele foi o idealizador das reformas educacionais como a Lei de Diretrizes e Base da educação nacional (LDB) que vigora até o presente momento no Brasil. Além disso, Darcy elaborou projetos por influência de Anísio Teixeira para essa minoria excluída da sociedade - crianças e adolescentes na zona de vulnerabilidade - como os CIEP´s no Rio de Janeiro no governo de Leonel Brizola. Dessa forma, este trabalho abordará essa faceta de Darcy Ribeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gy Reis Gomes Brito, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor História (UFMG). Professor titular da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES pelo
Departamento Ciências Sociais.

Alessandra Luci Xavier de Oliveira

Mestranda em Letras / Estudos Literários no Programa Pós-graduação em Estudos Literários (PPGL) pela
Universidade Estadual de Montes Claros ( UNIMONTES) .

Referências

BOMENY, Helena. Darcy Ribeiro. Sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2001a.

BOMENY, Helena. Intelectuais da educação. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001b.

BOMENY, Helena. 20 anos sem Darcy. in: Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 3 N.2 – pag 22-30 (jul/out2017): “Número Especial Darcy Ribeiro”

CHAVES, Amelina. O eclético Darcy Ribeiro. Belo Horizonte, Cuatiara, 1999.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. CIEP — Centro Integrado de Educação Pública: alternativa para a qualidade do ensino ou nova investida do populismo na educação? Em Aberto, n. 44, p. 45-63, 1989.

__________. A escola pública e a construção de um espaço alternativo de educação. Educação e Sociedade, n. 40, p. 502-508, 1991.

RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SALLES, Fernando Casadei. : A educação pública no Brasil: Fernando de Azevedo.2001.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Brito, G. R. G., & Oliveira, A. L. X. de. (2023). DARCY, O MENINO DOS GERAES QUE VIROU CIDADÃO DO MUNDO. Revista Poiesis, 24(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/6238

Edição

Seção

Dossiê Especial "Darcy Ribeiro: Pensador e Ativista Centenário"