Redes discursivas: animais, campo, Matemática escolar e contribuições metodológicas da análise de redes

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n8a05

Resumo

O presente artigo investiga dez livros didáticos de Matemática distribuídos entre os anos de 2013 a 2018 em escolas do campo no Brasil no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático em sua versão para o Campo, o PNLD Campo. As análises tomam os Estudos Animais como mote para discutir as subjetividades produzidas neste contexto. As teorizações foucaultianas são adotadas para examinar as redes discursivas descritas e inquiridas a partir do uso de dois softwares de análise qualitativa e quantitativa, o Atlas TI e o Gephi. A articulação da teorização empregada com os softwares se ampara na análise do conceito conectado. Os resultados mostram que os animais são posicionados nesses materiais ora como dispositivo pedagógico, a fim de captar a atenção e engajamento dos estudantes em seus processos de ensino e de aprendizagem da Matemática escolar, ora os engajam em um processo de exploração de suas vidas para sustentar uma racionalidade que distribui, organiza e mantém políticas da vida e da morte.

Palavras-chave: Animais. Campo. Matemática Escolar. Análise de Redes.

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Publicado

01-05-2019

Como Citar

NETO, V.; GUIDA, A. . Redes discursivas: animais, campo, Matemática escolar e contribuições metodológicas da análise de redes. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 8, p. 194–212, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n8a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/86. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos