Um software para a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n8a03

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma monografia de licenciatura em Matemática em que buscou-se identificar níveis do pensamento geométrico dos estudantes da disciplina Fundamentos da Geometria, no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior. Os estudos partiram das prescrições curriculares previstas até o Ensino Médio e por meio da aplicação da teoria de Van Hiele, utilizando o software estruturado GeoRun para a identificação dos níveis dos pensamentos. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática, para a qual foi realizada uma análise preliminar que traçou um perfil inicial da amostra, a análise a priori, experimentação, donde foi realizada uma sessão de ensino com um software de Geometria dinâmica e, por fim, a validação/análise a posteriori da qual foi realizada uma comparação dos resultados obtidos e a validação do estudo. Foi concluído que a intervenção pedagógica potencializou a compreensão da turma e houve uma evolução nesse reestudo dos conceitos das figuras geométricas.

Palavras-chave: Teoria de Van Hiele. Engenharia Didática. Ambiente computacional. Geometria.

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Publicado

01-05-2019

Como Citar

SOUZA, M. .; DIAS, M. . Um software para a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 8, p. 145–170, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n8a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/84. Acesso em: 25 abr. 2024.

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Artigos