Aplicação do SuperLogo no ensino de Geometria: relato de uma prática no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a04

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias Educacionais, Situação a-didática, SuperLogo

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência com o software SuperLogo, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas (TSD), abordando conteúdos de Geometria Plana no Ensino Médio. Para tanto, tomou-se como base a teoria de Brousseau (1986), a qual permite ao professor trabalhar junto a seu aluno um conceito matemático na resolução de problemas. A aplicação desta prática deu-se em um colégio da rede pública de uma cidade do sul da Bahia, na realização de uma feira de Ciências. Durante a intervenção, o desempenho dos estudantes com o software foi registrado como dados da pesquisa. Os resultados foram analisados por meio dos registros produzidos no ambiente computacional e uma avaliação realizada no final do processo. Como resultado, considerou-se que o SuperLogo imprimiu potencialidade no ensino da Matemática, destacando que na utilização do software é possível ao professor para motivar seu aluno a expressar seus conhecimentos.

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Publicado

01-04-2018

Como Citar

OLIVEIRA, J.; DE FREITAS MADRUGA, Z. E. . Aplicação do SuperLogo no ensino de Geometria: relato de uma prática no Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 4, p. 81–99, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n42018a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/60. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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Artigos