Materiais curriculares de Matemática e suas relações com políticas públicas brasileiras

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n32017a01

Resumo

Neste artigo temos como objetivo apresentar alguns argumentos sobre a necessidade de investigar materiais curriculares de Matemática que emergem de políticas públicas. Para isso, analisamos duas políticas públicas que produziram materiais curriculares de Matemática, sendo uma do estado do Ceará e outra do estado de São Paulo. Nossa discussão tem como base principalmente os estudos sobre políticas públicas de Stephen Ball e sobre materiais curriculares de Martínez Bonafé. Em uma análise pontual, destacamos a presença das preocupações com avaliações da aprendizagem na proposição das políticas e no uso de materiais por professores. Por se tratar de uma investigação em andamento, finalizamos o artigo apresentando uma possibilidade de pesquisa sobre materiais curriculares, relacionada aos elementos que circundam e influenciam a produção e uso destes instrumentos no contexto das políticas públicas.

Palavras-chave: Materiais Curriculares de Matemática. Políticas Públicas. Educação Matemática.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

PACHECO, D.; PIRES, C. Materiais curriculares de Matemática e suas relações com políticas públicas brasileiras. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 256–276, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n32017a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/34. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos