Mapeamento das pesquisas sobre números inteiros no Brasil no período de 2010 a 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n12017a02

Resumo

Investigamos as produções científicas sobre números inteiros relativos entre o período de 2010 a 2016 como forma de mapear os conhecimentos produzidos, uma vez que esse levantamento contribui para o desenvolvimento de uma tese que pretende compreender os impactos na formação de professores de Matemática. Recorremos a bancos de dados como CAPES, Biblioteca Digital Brasileira, entre outros, de forma a conseguir levantar resumos, perguntas, principais re sultados e metodologias de pesquisa, que foram utilizados nas produções. Entre os resultados encontrados percebemos que as preocupações estão mais
relacionadas a busca de estratégias didáticas que permitam uma maior aprendizagem dos alunos nesse conteúdo. Também percebemos que nas teses mostra se maior preocupação com a definição da metodologia do que nas dissertações. Detectamos, também, uma lacuna em relação ao trabalho de formação de professores sobre essa temática, uma vez que muitas das dificuldades ap ontadas estão relacionadas ao ensino e aos obstáculos epistemológicos desse conteúdo.

Palavras-chave: Números inteiros relativos. Mapeamento de pesquisa. Ensino e aprendizagem de números inteiros. Metodologias de pesquisa.

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Arquivos adicionais

Publicado

01-04-2017

Como Citar

BORELLI, S.; PIRES, C. Mapeamento das pesquisas sobre números inteiros no Brasil no período de 2010 a 2016. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 28–53, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n12017a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/18. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos