Dossiê — Antropologia e Educação Matemática

12-12-2023

Neste dossiê, a Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136, pretende dispor de conversas sobre as possíveis interfaces da Antropologia com a Educação Matemática (ou da Educação Matemática com a Antropologia) — debates, por vezes, ausentes no campo Educação Matemática no Brasil.

A pretensão é estabelecer aportes com intuito de constituir marcos teóricos para um mirada Antropológica da Educação Matemática. Ou seja, o dossiê estará aberto para debates sobre as diversas perspectivas e possibilidades de diálogos entre esses dois campos de conhecimentos, promovendo tecituras para, quiçá, uma possível Antropologia da Educação Matemática.

O dossiê terá apreço às conversas sobre questões epistêmicas e ontológicas no campo da Educação Matemática providas na esteira da Antropologia; tais como relatos de pesquisas e ensaios teóricos atravessados por reflexões diversas, em especial sobre o fazer antropológico na Educação Matemática; reflexos da virada ontológica na Educação Matemática; olhares decoloniais na Educação Matemática; as possibilidades epistêmicas (e/ou metodológicas) da Etnografia na Educação Matemática.

A participação é aberta a pesquisadores e pesquisadoras da área e convidados.

O prazo final de envio de artigos será até 31 de maio de 2024.

O processo de avaliação será realizado por avaliadores ad hoc do periódico ou convidados pela editoria organizadora.

À medida que os artigos forem aceitos, eles serão publicados (fluxo contínuo) ao longo de 2024. Todos os artigos aprovados serão revisados e traduzidos para língua inglesa com financiamento da Educação Matemática Debate; a publicação será bilíngue (português/inglês).

Para conhecer as normas para elaboração do artigo e o template para a sua preparação, acesse esse link.

Editoria convidada:

Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes — Universidade Federal do Pará (UFPA)
Dra. Ana Lúcia Braz Dias — Central Michigan University (UNESP)
Dr. Harryson Júnio Lessa Gonçalves — Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Dr. Jhemerson da Silva e Neto — Universidade Estadual Paulista (UNESP)