DESIGUALDADES NA INFRAESTRUTURA ESCOLAR E QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS MESORREGIÕES DE MINAS GERAIS

Autores

  • Maria Elizete Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marília Borborema Rodrigues Cerqueira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Brito Alves Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Karine Rodrigues Araújo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Desigualdades Educacionais; Qualidade do Ensino; Minas Gerais.

Resumo

Ao se discutir a educação vem à tona diversas abordagens, entre elas, a que discorre sobre as desigualdades educacionais e sobre a qualidade do ensino. Este estudo busca relacionar uma das dimensões das desigualdades - a dimensão de tratamento (aqui medida pela infraestrutura escolar) - à qualidade do ensino nas escolas de ensino fundamental do Estado de Minas Gerais. Para a classificação das escolas segundo a infraestrutura existente, foram utilizados o modelo logístico de dois parâmetros e a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Na análise de correlação, foram utilizados os indicadores de infraestrutura construídos e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Entre os principais resultados, foram evidenciadas desigualdades na distribuição da infraestrutura no sistema educacional do Estado (ensino fundamental), de forma que os alunos residentes em regiões menos desenvolvidas, e portanto, mais pobres, estão nas escolas com piores níveis de infraestrutura. Explicitase a necessidade de implementação de políticas públicas objetivando a promoção de melhores condições de oferta do ensino focalizadas, sobretudo, nas mesorregiões menos desenvolvidas de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Maria Elizete Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Economia/PPGDEE da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Minas Gerais. Brasil.

Marília Borborema Rodrigues Cerqueira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Minas Gerais. Brasil.

Daniel Brito Alves, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Mestrando em Economia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foz do Iguaçu. Paraná.

Karine Rodrigues Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduanda em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Minas Gerais. Brasil.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

Elizete Gonçalves, M., Borborema Rodrigues Cerqueira, M., Brito Alves, D. ., & Rodrigues Araújo, K. . (2021). DESIGUALDADES NA INFRAESTRUTURA ESCOLAR E QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS MESORREGIÕES DE MINAS GERAIS. Revista Economia E Políticas Públicas, 7(1), 29–50. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/3535

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