A ABORDAGEM DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
IMPLICAÇÕES DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DAS DIRETRIZES OFICIAIS.
DOI :
https://doi.org/10.46551/259498102025011Mots-clés :
BNCC. Formação de leitores. Texto literário.Résumé
Neste artigo, discutimos a necessidade de integrar a literatura de maneira mais proeminente no ensino fundamental, destacando o texto literário como elemento essencial para a formação humana. Analisamos o papel da escola e da família na formação do leitor desde a infância, fundamentando-nos em autores como Bamberger (2002), Fleck (2021), Freire (2013), Petit (2010) e Silva (2009). Ademais, questionamos o apagamento da literatura na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e exploramos as implicações desse fato no processo educacional.
Téléchargements
Références
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. Tradução de Octavio Mendes Cajado. 7ª ed., São Paulo: Ática, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CEREJA, William Roberto. Ensino da literatura. São Paulo: Atual, 2005.
CHARMEUX, Eveline. Aprendendo a ler: vencendo o fracasso. Tradução de Maria José do Amaral Ferreira. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
FLECK, Gilmei Francisco. Ensino de Literatura e a formação do leitor literário na escola: dos passos à vida. A Cor das Letras. Feira de Santana, v.20, n. 2, p. 85-103, outubro-dezembro de 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 71ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FONTES, Nathalia Soares; SANTOS, Fabiano Antônio. A ausência da literatura na Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-23, 4 nov. 2020.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Ensino Fundamental Anos Finais. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC-MT, 2018.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
PORTO, Ana Paula Teixeira; PORTO, Luana Teixeira. O espaço do texto literário na Base Nacional Comum Curricular. Signo, v. 43, n. 78, p. 13-23, 2018.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Belo Horizonte: RHJ, 2009.