A FORMAÇÃO DOCENTE NO DISTRITO FEDERAL:
ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
DOI:
https://doi.org/10.46551/259498102025016Palabras clave:
Articulação teoria-prática, Estágio supervisionado, Formação docente, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Universidade de BrasíliaResumen
Este artigo discute a importância do estágio supervisionado na articulação entre teoria e prática na formação de professores, sob a ótica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) em relação às escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Com base em uma abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras orientadoras e estagiárias para compreender as percepções, experiências e desafios envolvidos no estágio. Analisou as percepções sobre a articulação teoria-prática, o preparo do professor supervisor e a aproximação entre a universidade e as escolas. Os resultados revelam avanços significativos, como a regulamentação do estágio pela Portaria nº 1.321/2023 e a oferta de cursos de formação para professores mentores pela SEEDF, e evidenciam desafios relacionados à insuficiência de supervisores com capacitação específica e à integração entre SEEDF e UnB. Na universidade, destacam-se a inexistência de concursos para professores exclusivos de estágio e dificuldades administrativas com os sistemas institucionais. Conclui-se que, para aprimorar o estágio supervisionado, é necessário ampliar a oferta e a divulgação da capacitação dos supervisores e de uma maior integração entre as instituições envolvidas, assegurando uma experiência formativa que articule teoria e prática de maneira efetiva.
Descargas
Citas
ABRUCIO, F. L. (coord.). Formação de professores no Brasil: diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança. São Paulo: Moderna, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
BORN, Bárbara. Transformar a formação de professores pela prática: um desafio possível. In: INSTITUTO PENÍNSULA; PROFISSÃO DOCENTE (orgs.). O papel da prática na formação inicial docente. São Paulo: Moderna, 2019.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes [...]; e dá outras providências. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 02 jun. 2024.
CALDERANO, Maria da Assunção. Docência compartilhada entre universidade e escola: formação inicial e continuada através do estágio curricular. Relatório de Pesquisa Pós-Doutoral, São Paulo: FCC/CNPq, 2013.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação do Distrito Federal. Portaria nº 1.321, de 26 de dezembro de 2023. Dispõe sobre as normas e os procedimentos relativos à realização de Estágio Supervisionado Obrigatório não remunerado nas escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito de Federal. Brasília: SEEDF, 2023. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/31c7d7df21e84480beeb57ee023ec9c9/Portaria_1321_26_12_2023.html. Acesso em: 02 jun. 2024.
GATTI, Bernardete Angelina (Coord); BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernardete Angelina. (Org.) O trabalho docente: avaliação valorização, controvérsias. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.
GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez. 2013/fev. 2014.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24–54, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823. Acesso em: 05 jun. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240001>. Acesso em: 15 out. 2024.
SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de estágios no programa de residência pedagógica da UNIFESP/Guarulhos. In: ANDRÉ, M. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2016. p. 147-164.