CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA

Autores

  • Adriano R. De S. De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021029

Palavras-chave:

categoria, Territorialidades, educação, geografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre o PVA como um Território Alternativo, considerando-o como lócus de cidadania e inclusão social. A Proposta foi apresentada originalmente em forma de pesquisa de doutorado defendida no programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia em 2019. O problema da pesquisa fundamenta-se na histórica dificuldade que os estudantes das classes economicamente menos favorecidas geralmente têm para ingressar no Ensino Superior, haja vista, que o ensino proporcionado pelo poder público tem de modo enfático demonstrado fator de segregação em favor de uma minoria, evidenciando-se assim, uma educação exclusiva para uma elite, favorecendo com isso, a manutenção de privilégios e, consequentemente contribuindo para aprofundar as desigualdades no País. Para a discussão fora realizado levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, a fim de fundamentar a discussão que se propôs como objetivo. Os resultados apontam para a comprovação do PV como um Território alternativo de Cidadania ao considerar que para composição desses Territórios são necessários: o chão, os grupos sociais, os objetos materiais, os elementos naturais e as interações sociais, políticas, econômicas e culturais costuradas a partir das interações no cotidiano do espaço geográfico. Assim, ao contribuir para a construção de novas possibilidades sociais de vida dos participantes, o PV configura-se como um Território de Cidadania, ou seja, confirma-se como materialização da inclusão social, política, econômica dos sujeitos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R. M. V. Território, espaço de identidade. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão popular, 2009. p. 215 - 225.

ALVES, M. Z.; OLIVEIRA, I. Juventude e Territórios: o campo e a cidade. In: CORREA, L. M.; ALVES, M. Z.; MAIA, L. C. (Orgs). Cadernos Temáticos: Juventude brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

ANDRADE, M. C. A questão do território no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 1995.

CASTRO, C. A. de. Movimento socioespacial de cursinhos Alternativos e populares: a luta pelo acesso à Universidade no contexto do direito à cidade. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, SP: 2011.

CLAVAL, P. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora UFSC, 2007.

DE LA FUENTE, A. R. de S. Pré-Vestibular Alternativo como Território de Cidadania: contribuições do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 422 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG), 2019.

FERNANDES, M. B. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, M. A.; SPÓSITO, E. S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

GOHN, M. da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Cortez, 2010.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 281-290.

KOGA, D. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo, Cortez, 2003.

LIMA, E. M. F. de A.; YASUI, S. Territórios e sentidos: espaço, cultura, subjetividade e cuidado na atenção psicossocial. Saúde debate. Rio de janeiro, v. 38, n. 102, p. 593-606, jul-set 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-11042014000300593&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 18 nov. 2020.

MODESTO, N. S. D´A. A “ausência assistida” do poder político na compreensão dos sentidos das ações dos sujeitos sociais na produção do espaço. In. SILVA, C. A. da; CAMPOS, A.; MODESTO, N. S. d´A. Por uma Geografia das existências: movimentos, ação social e produção do espaço. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

VASCONCELOS, A. T. de. Dilemas e desafios do ensino nos pré-vestibulares populares. In. SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, C. da F.; SANTANA FILHO, M. M. de. (Orgs.). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015. p.369-390.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

R. De S. De La Fuente, A., & de Ávila Melo Sampaio, A. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA. Revista Ciranda, 5(3), 85–99. https://doi.org/10.46551/259498102021029

Edição

Seção

Educação Inclusiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)