A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE QGIS NA CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
10.46551/259498102024022Palavras-chave:
Educação. Geografia. Tecnologia.Resumo
O presente trabalho tem como propósito a realização de estudo que envolva a tecnologia e a educação. Sendo assim, é relevante que a tecnologia utilizada seja um programa gratuito e completo para que os professores possam manusear e produzir seus mapas e demais materiais didáticos para a utilização na sala de aula. Deste modo, o principal objetivo é o uso do software livre QGIS na produção de materiais didáticos de Geografia. O software QGIS ´um programa de computador livre e gratuito, com um grande suporte de ferramentas de manipulação de dados na produção de mapas, além de disponibilizar muitas informações em sua comunidade de usuários que promove um diálogo e discussão para melhoria do software como também na produção colaborativa de produtos cartográficos. Portanto, a utilização desse software pelos professores torna-se esse trabalho relevante, na medida que, o mundo está cada vez mais digital e dinâmico, e os jovens estão inseridos nessa era digital, o que pode despertar o interesse dos mesmos na participação das aulas de Geografia no ensino básico e/ou superior
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto. O que é software livre. Publicado por brain em Sáb, 2006-03-25 17:12. Disponível em: . Acesso em: 30 de abr. de 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 15 de jun. de 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Download de dados. Disponível em: <http://mapas.mma.gov.br/i3geo/datadownload.htm>. Acesso em: 22 de mai. de 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
QGIS Development Team. 2015. QGIS Geographic Information System. Open Source Geospatial Foundation Project. Disponível em: qgisbrasil.org. Acesso em: 20 de mai. de 2024.
VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. VESENTINI, José William. In: Realidades e Perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. Campinas, SP: Papirus, 2004.