O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR NO SÉCULO XXI: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

Autores

  • Antônio Carlos Freire Sampaio LAGEPOP/IG/Universidade Federal de Uberlândia
  • Palmira Aparecida de Andrade Souza Universidade Estadual de Goiás –

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021024

Palavras-chave:

Aluno deficiente, ensino regular, exclusão

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo fomentar uma discussão sobre o processo de inclusão de alunos deficientes no sistema de ensino regular. Para tanto, foi utilizada pesquisa bibliográfica com base em autores que tratam da temática e pesquisa documental a partir de legislação que regem a inclusão escolar no Brasil. Neste viés, o estudo aponta que um processo de integração de cidadãos numa estrutura física, pedagógica que quase sempre não oferece condições necessárias para acolher os discentes e promover uma igualdade de oportunidade para aprendizagem efetiva. A acessibilidade no Brasil é uma questão que envolve cultura de aceitação e respeito ao direito do deficiente que precisa de recursos físicos apropriados, profissionais capacitados para lidar com cada especificidade. O que acontece é a falta compromisso e atitude do poder público para efetivar o direito de equidade de oportunidades que está na Lei conquistada - LBI - Lei Brasileira de Inclusão. Assim sendo cabe uma consciência coletiva para fazer avançar e valer o direito de igualdade, bem como muitas discussões para ajudar no assunto.

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Biografia do Autor

Palmira Aparecida de Andrade Souza, Universidade Estadual de Goiás –

Mestranda em História pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Morrinhos

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Carlos Freire Sampaio, A., & Aparecida de Andrade Souza, P. (2021). O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR NO SÉCULO XXI: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?. Revista Ciranda, 5(3), 34–42. https://doi.org/10.46551/259498102021024

Edição

Seção

Educação Inclusiva

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