EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA E METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Ednéa do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Brendo Bentes Gemarque Universidade Federal Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021023

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Ensino Remoto, Sala de Aula

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões sobre a inovação na metodologia e no ensino da Geografia em relação a educação inclusiva de pessoas com deficiência mediante a relatos de experiências de sala de aula de professores no ambiente escolar e no ensino remoto, do município de Oriximiná – PA. A pesquisa resulta de uma análise bibliográfica, autores como: Preti (1996), Paulo Freire (1979), Bueno (1999), Camargo (2006; 2016), Pontuschka et al (2007) e Miranda e Mourão (2010) dialogando com temática abordado e a partir de coleta de dados de entrevistas mediatizado pelas ferramentas do Google forms e do Google Meet realizado no segundo semestre de 2020, com 3 (três) professores, sendo dois lecionando no Ensino Fundamental I e o outrem no Ensino Fundamental II. Neste sentido, a necessidade de se repensar em fazer Geografia em sala de aula recorrendo a matérias recicláveis, a objetos disponíveis de fácil acesso, de referências vivenciadas, de conhecimento empírico e cientifico mostrando um contínuo ensino aprendizagem do docente lecionado e do aprendiz em sala de aula. Ainda, o estudo aponta para questões multissensorial do educando, bem como a quebra de paradigma da percepção das pessoas com deficiência e que as práticas sejam concomitantes com as peculiares de cada indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brendo Bentes Gemarque, Universidade Federal Oeste do Pará

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Oeste do Pará.

Referências

CLAUDIA, D. et al. Professor e surdez: cruzando caminhos produzindo novos olhares. Uberlândia: EDUFU, 2009.

CAMARGO, E. P. de. Inclusão e necessidade especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

PONTUSCHKA, N. N. Paganelli, I. T. Cacete, H. N. Para ensinar e aprender Geografia. 3.ª edição – São Paulo: Cortez, 2009.

PERNAMBUCO, Ministério Público do Estado de. Educação Inclusiva: marcos legais e perspectivas de ações para implementação. Santos, D. C. C. S. Macêdo, L. E. de M. Organização: Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Direitos Humanos à Educação - CAOP Educação; Revisão Técnica Sérgio Gadelha Souto; Colaboração: CAOP Infância e Juventude. 2. ed., rev. e atual. – Recife: Procuradoria Geral de Justiça, 2019.

SILVA, Lázara Cristina da et al. Políticas e práticas de formação continuada de professores para Educação Especial: alguns olhares sobre o curso de extensão “Professores e surdez: cruzamento caminhos, produzindo novos olhares. Uberlândia: EDUFU, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

do Nascimento Carvalho, E., & Bentes Gemarque, B. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA E METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. Revista Ciranda, 5(3), 27–33. https://doi.org/10.46551/259498102021023

Edição

Seção

Educação Inclusiva