PEDAGOGIA EMPRESARIAL: O PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO - PERSPECTIVAS, DIVERSIDADES E CONTEXTOS

Autores

  • Jaqueline Silva de Jesus Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Marcelo Máximo Purificação Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES
  • Elisângela Maura Catarino Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021015

Palavras-chave:

Pedagogia Empresarial; Educação; Espaços formais e não formais; Contextos.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia, do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, como prérequisito para integralização do mesmo. Partimos do pressuposto que a
globalização, os avanços tecnológicos e científicos trouxeram novas frentes de trabalhos, modificando os tradicionais perfis das empresas e organizações sociais que, cada dia mais, buscam profissionais com perfis multidisciplinares,
proativos, que possam contribuir nas relações (inter) pessoais. Isso vem reverberando na universidade que, assim como a escola básica, entrou nesse contexto marcado pelo discurso do processo de educacionalização social - que
é o fenômeno/ obsessão contemporânea pela educação. Com a educacionalização, acredita-se que a educação, como centro do processo de humanização, poderá resolver problemas de ordem diversas. A partir dessa
perspectiva dialógica neoliberal, o mercado vem abrindo possibilidades para uma inserção cada vez maior de licenciados em contextos não formais de educação. Nesse bojo está o/a licenciado/a em Pedagogia, cuja formação inter,
pluri e transdisciplinar o/a habita à prática e à colaboração em projetos de contextos diversos. O objetivo cunhado para este estudo foi analisar, a partir de anúncios de trabalhos, a inserção de pedagogos no mercado, em espaços não
formais de educação, no contexto temporal de março a novembro de 2020, associando com o processo de educacionalização social. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, ancorada em estudos exploratórios,
com método de análise qualitativa a partir das informações obtidas nos anúncios de trabalho e no aparato teórico. À guisa de conclusão, pontuamos que: (i) o curso de Pedagogia tem um grande potencial de empregabilidade,
dentro das licenciaturas é o curso que mais emprega; (ii) que em espaços não formais de educação o/a pedagogo/a exerce uma multiplicidade de práticas e que algumas estão bem distantes do seu eixo de formação (III) que a Pedagogia
empresarial é um campo próspero e em ascensão com perspectiva de projetar o/a licenciado/a em Pedagogia em contextos de práticas bem diversificados, no entanto, chamamos a atenção para processo de precarização da profissão que se instala nesse deslocamento. Esse deslocamento do pedagogo para outros espaços também é foco de
discussão entre especialistas da área da Educação.

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Biografia do Autor

Jaqueline Silva de Jesus, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Marcelo Máximo Purificação, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade
de Coimbra (U.C). Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goias. Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari –UNIVATES. Professor Titular no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.

Elisângela Maura Catarino, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Pós-doutora em Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra – ESEC. Doutora em
Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goias. Professora
Titular no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.

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Publicado

2021-05-09

Como Citar

Jesus, J. S. de, Purificação, M. M., & Catarino, E. M. (2021). PEDAGOGIA EMPRESARIAL: O PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO - PERSPECTIVAS, DIVERSIDADES E CONTEXTOS. Revista Ciranda, 5(2), 55–67. https://doi.org/10.46551/259498102021015

Edição

Seção

Artigos