ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O STOP MOTION

Autores

  • Patrícia de Jesus Oliva UNIMONTES
  • Alessandra Fiuza Santos UNIMONTES
  • Amanda Ribeiro Fonseca UNIMONTES
  • Maryelle Souza Pinheiro UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022018

Palavras-chave:

Fechamento de Escolas do Campo, Formação Docente, Tecnologia Aplicada à Educação, Tecnologia da Informação, Comunicação. Stop Motion.

Resumo

O trabalho relata uma experiência integrada entre as disciplinas de Tecnologia Aplicada à Educação e Educação no Campo, do sétimo período de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, no ano de 2017. O objetivo era usar os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de uma animação que tratasse do fechamento das escolas rurais. Utilizando recursos simples e de baixo custo, as autoras produziram um vídeo curto que cumpriu seu papel, transmitindo a mensagem principal com êxito. Os materiais e métodos empregados na execução do projeto mostraram-se úteis para o uso posterior nas práticas pedagógicas das futuras docentes, instituindo possibilidades para novas aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Jesus Oliva, UNIMONTES

Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar pela Faculdade Kennedy. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Alessandra Fiuza Santos, UNIMONTES

Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade ISEIB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Amanda Ribeiro Fonseca, UNIMONTES

Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade ISEIB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Maryelle Souza Pinheiro, UNIMONTES

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Referências

DA SILVA, I.T.; ROCHADEL, W. Práticas pedagógicas com Stop Motion na formação de Professores. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], p. 8-14, june 2018. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/old/index.php/sited/article/view/132>. Acesso em: 19 jul. 2022.

KAMININSKI, V. R. Animação no ensino fundamental: Stop Motion. In: Simpósio de Arte Visuais, 3., 2010, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba, FAP - Faculdade de Artes do Paraná, 2010. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/extensao/2-ENREFAEB_3-Simposio-AV/15ValeriaRaquelKaminski.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2022.

KENSKI, V.M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003. Disponível em:<http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/pde/pdf/vani_kenski.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2022

NETO, L. B. Entrevista: Fechamento de escolas rurais obriga crianças a passar mais tempo na estrada que em aula. [Entrevista concedida a] Cida de Oliveira. Rede Brasil Atual, 09 mar. 2013. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2017/03/fechamento-de-escolar-rurais-obriga-criancas-a-passar-mais-tempo-na-estrada-do-que-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 14 abr. 2017.

OLIVEIRA, M. D., MEDEIROS, L. M., & CANCELIER, J. W. Stop motion na sala de aula: Utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa – RS. Research, Society and Development,[S. l.], v.10, n.5, e44810514799, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/14799/13220/192302>. Acesso em: 12 jul. 2022.

PAULA, J. L. de; PAULA, J. L. de; HENRIQUE, A. L. S. O USO DO STOP-MOTION COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO EMI. HOLOS,[S. l.] v. 3, p. 141–149, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5774. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5774. Acesso em: 4 jul. 2022.

RIBEIRO, G. de O.; NUNES DE OLIVEIRA, E. .; CILENE SILVA, K.; PEREIRA MENDONÇA, A. Aplicação de Stop Motion para criação de vídeos animados sobre mitos indígenas : uma experiência na formação de professores indígenas na cidade de Manaus. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e126320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1263. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1263. Acesso em: 11 jul. 2022.

RODRIGUES, A. C.S.; MARQUES, D.F.; RODRIGUES, A.M.; DIAS, G.L.. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação & Realidade, Porto Alegre, Brasil, v. 42, n. 2, p. 707-728, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623657687>. Acesso em: 09 jul. 2022.

RODRIGUES, A. C.L.; ALMEIDA, V. E.; ESPÍRITO SANTO, A. C. Stop Motion como suporte no processo de aprendizagem por meio das mídias. RECITE - Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, Brasil, v.5, n.1, 2020. Disponível em: <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/96>. Acesso em: 11 jul. 2022.

ROJO, R. Entrevista: Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens.[Entrevista concedida a] Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; 15 out. 2013. Disponível em: <http://www.grim.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=80:entre-vista-com-roxane-rojo-multiletramentos-multilinguagens-e-aprendizagens&catid=8:pu-blicacoes&Itemid=19>. Acesso em: 11 jul. 2022.

TECHTUDO. Microsoft encerra o Movie Maker e todo o kit Live Essentials, 2017. Página Inicial. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/01/microsoft-encerra-o-live-essentials-kit-contem-o-editor-movie-maker.ghtml>. Acesso em: 20 de jul. 2022.

VIEIRA, F. M. S.; SOUZA, R. S. dos S. A gamificação como aliada no processo de produção textual. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 187–200, 2017. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35249>. Acesso em: 12 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

de Jesus Oliva, P., Fiuza Santos, A., Ribeiro Fonseca, A., & Souza Pinheiro, M. (2022). ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O STOP MOTION. Revista Ciranda, 6(02), 66–74. https://doi.org/10.46551/259498102022018

Edição

Seção

Artigos