Espaço e corporação em perspectiva: uma avaliação teórico-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22238/rc2448269220181601266281

Palavras-chave:

Empresa multilocalizada. Difusão espacial. Horizontalidades. Verticalidades. Redes.

Resumo

No que tange ao entendimento da formação socioespacial das sociedades, faz-se necessário a ilustração das práticas da grande corporação e suas múltiplas escalas de operação, considerando o peso das solicitações desses atores à reconfiguração de amplo espaço. O escopo do presente ensaio é o de analisar a evolução da investigação geográfica acerca do movimento de difusão de grupos empresariais sob diferentes prismas relacionados à categoria espaço geográfico, buscando, ainda, a inter-relação de recortes espaciais admissíveis à compreensão do processo de construção de suas espacialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui Graduação e Mestrado em Geografia, ambos cursados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professor do Instituto Federal Goiano (IFGO).

Referências

BERTAANFFY, Ludwing von. Teoría General de los sistemas. Fondo de cultura econômica de España, 1976.

CAMARGO, J. C. G.; REIS JÚNIOR, D. F. A filosofia (neo)positivista e a geografia quantitativa. In: VITTE, A. C. (Org). Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 83-99.

CASTILHO, Denis. Modernização territorial e redes técnicas em Goiás. Goiânia: Editora UFG, 2016. 228p.

CHANDLER, Alfred D. Strategyand structure. Cambridge: MIT Press, 1962. 463p.

CHISTALLER, W. Los ugares centrales del sur de Alemanha: introduccion. In. MENDOZA, Josefina et al. El pensamento geográfico. Madrid: Alianza, 1979.

CORRÊA, Roberto L. Corporação e organização espacial: um estudo de caso. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v.53, n.3, p.33-66, jul./set.1991.

______. Interações espaciais. In: CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo Cesar da C.; CORRÊA, Roberto L. (Org.). Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p.279-318.

______. CORRÊA, 2010. Espaço: um conceito-chave da Geografia. in: CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo Cesar da C.; CORRÊA, Roberto L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. 13 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 15-47.

______. Trajetórias Geográficas. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

DIAS, Leila. Os sentidos da rede: notas para discussão. In: DIAS, Leila C.; SILVEIRA, Rogério L. L. (Org.). Redes, sociedade e territórios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.

GOMES, Paulo C. C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

______. Um lugar para a Geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, Francisco A.; LOWEN-SAHR, Luzi; SILVA, Márcia da (Orgs.) Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: ADEMADAN, 2009. p. 13-30.

HAGERSTRAND, Torsten. Inovation diffusion as a spatial process. Chicago: The University of Chicago Press, 1967, 334 p. Disponível em: < https://archive.org/details/in.ernet.dli.2015.120140 >. Acesso em junho de 2018.

HARVEY, D. O espaço como palavra-chave. GEOgraphia, Vol. 14, n. 28, 2012.

HYMER, Stephen. Empresas multinacionais: a internacionalização do capital. Rio de Janeiro: Graal, 1978. 118p.

LÖSCH, August. Economics of location (1954). Tradução de William H. Woglom com assitência de Wolfgang F. Stolper. New Haven & London: Yale University Press, 1954. 556p.

PIRES DO RIO, Gisela. Estrutura organizacional e reestruturação produtiva: uma contribuição para a Geografia das corporações. Território. Rio de Janeiro, ano III, n. 5, p. 51-66, jul./dez. 1998.

______. Organizações empresariais, trajetórias espaciais e racionalidade: espaço e tempo de uma empresa de celulose. Território. Rio de Janeiro, ano V, n. 8, p. 101-119, jan./jul. 2000.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993. 269p.

RAMIRES, Julio César de L. As corporações multinacionais e a organização espacial: uma introdução. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v.51, n.1, p.103-112, jan./mar. 1989.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma nova crítica. 6 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

______. O retorno do território. Observatorio Social de América Latina. Buenos Aires, Año 6 n. 16, jun. 2005. Disponível em: < http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf >. Acesso em junho de 2018.

______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2012.

SILVA, Carlos A. F. da. Os avatares da teoria da difusão espacial: uma revisão teórica. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, 57(1), 25-51, jan./mar. 1995.

______. Grupo André Maggi: corporação e rede em áreas de fronteira. Cuiabá: Entrelinhas, 2003. 222p.

TAAFFE, Edward. A visão espacial em conjunto. Boletim geográfico, Rio de Janeiro, ano 34, nº. 247, p. 5-27, out./dez. 1975.

WEBER, Alfred. Theory of the location of industries. In: FRIEDRICH, Carl J. (Ed.). Alfred Weber's theory of the location of industries. Chicago (EUA), The University of Chicago Press, 1929. 306 p.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, F. . F. de . Espaço e corporação em perspectiva: uma avaliação teórico-metodológica. Revista Cerrados, [S. l.], v. 16, n. 01, p. 266–281, 2018. DOI: 10.22238/rc2448269220181601266281. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1303. Acesso em: 19 abr. 2024.